UPA de Muriaé segue “abandonada” e cavalo é flagrado pastando no local
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Muriaé, localizada na Rua Ferreira Leite, no bairro da Barra, segue sem funcionamento. O local está “abandonado”, com vidros “pichados” e nossa reportagem flagrou, na manhã desta sexta-feira (28), um cavalo pastando pelo local. Segundo moradores da região, o local ainda estaria servindo como ponto de uso de drogas.
O Secretário de Saúde, Roberto Monteiro de Castro, foi procurado pela nossa reportagem para comentar sobre a situação atual da UPA, mas não foi encontrado na Secretaria.
Histórico
Em janeiro de 2010, o Ministério da Saúde liberou R$ 2 milhões para a construção da UPA em Muriaé. O valor seria utilizado para obras e para compra de equipamentos. A obra foi entregue no fim do mandato do ex-prefeito José Braz.
Desde então, a nova Secretaria de Saúde Municipal vem buscando requalificar a UPA na cidade, que inicialmente foi classificada como Porte II, passando a classificação para Porte III, e conseguindo assim mais recursos, que, segundo a Secretaria, é o principal que falta para a UPA começar a funcionar. “A UPA terá uma despesa mensal de R$ 800.00,00. Deste total, o Governo Federal arcaria com 50%, o Estadual com 25% e a Prefeitura com outros 25%, porém o Governo Estadual não esta ‘disposto’ a ajudar com os recursos necessários para que a UPA comece a funcionar”, disse a Secretária Adjunta de Saúde, Grasielle Esposito, em entrevista ao Guia Muriaé, em julho de 2013.
Em agosto de 2013, representantes do Ministério da Saúde avaliaram e analisaram a estrutura do prédio, que recebeu parecer favorável dos profissionais para operação em nível 3. “Em um primeiro momento a parte física está de acordo com as normas e exigências do Ministério da Saúde”, disse Chistian Prata Lima, Analista e Técnico do Ministério da Saúde. Até então, seria preciso apenas alguns ajustes como a colocação de corrimãos, acessibilidade, protetores de ralos, entre outros itens. Na ocasião, a Secretária Adjunta de Saúde afirmou que a previsão para o início dos atendimentos são para os primeiros meses de 2014.
O prazo limite para a UPA entrar em funcionamento seria março de 2014, para firmamento do convênio.
Entenda a qualificação da UPA
* UPA Porte I: tem de 5 a 8 leitos de observação. População na área de abrangência de 50 mil a 100 mil habitantes;
* UPA Porte II: 9 a 12 leitos de observação. População na área de abrangência de 100 mil a 200 mil habitantes;
* UPA Porte III: 13 a 20 leitos de observação. População na área de abrangência de 200 mil a 300 mil habitantes.
Fonte/foto: Guia Muriaé