Motoboys começam movimento para não subir prédios para realizarem entregas
Um grupo de motoboys se mobiliza em torno de uma mudança na entrega de produtos, como lanches, em Manhuaçu a partir desse mês de novembro.
Conforme divulgado no movimento realizado na segunda-feira, os entregadores que aderiram ao acordo vão manter o protocolo de entrega na porta do imóvel do cliente. Segundo eles, não irão subir prédios e nem entrar em vielas. Eles fizeram uma concentração na praça Cinco de Novembro para anunciar a medida.
Em casos especiais, quando o cliente não pode se locomover ou tem alguma dificuldade, a entrega será feita normalmente.
Não existe regulamento ou legislação que discipline a entrega na porta dos imóveis e nem que os obrigue a subir os prédios.
Embora essa indefinição, os motoboys estão pedindo a compreensão da população por questões de segurança para ambos. Entregador e empresário do setor de aplicativos, Robert Motta, explica que os motoboys que trabalham em delivery sofrem com as dificuldades de deixar a motocicleta na porta do prédio, podendo ser furtada.
“É uma orientação que deve partir da própria empresa, lanchonete, restaurante, avisando ao cliente sobre a necessidade de pegar o lanche na porta do prédio ou na entrada da viela. Tem a questão da moto que fica sozinha na rua e, de repente, a porta do prédio fica aberta e pode também entrar alguém. Enfim, é segurança para os dois lados. Sobre as vielas não é uma discriminação, mas é para a segurança também de não deixar a moto sozinha ou entrar em locais isolados, igual já tivemos problemas. Além de tudo agilizará o processo de entrega. Pedimos a colaboração de todos”, justifica.
Outro entregador, Juan Pablo, reforça que a mobilização é um pedido dos motoboys para a segurança deles e dos clientes.
“Eu queria pedir a compreensão de todos. Também somos clientes em vários momentos e entendemos o lado deles, mas que se coloquem no nosso lugar também”, pontua.
A proposta começou a valer no dia 01/11. Como é um movimento e a adesão não é obrigatória, é importante o cliente perguntar durante o momento da compra sobre a entrega.
Fonte: Portal Caparaó, com informações do Manhutv e do Alfavip