Polícia Civil reinaugura Delegacia de Atendimento à Mulher em Manhuaçu
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) reinaugurou, na segunda-feira (7/11), a sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Manhuaçu, na Zona da Mata. A solenidade marca um novo modelo de unidade policial, com prestação de serviços de forma humanizada e integrada às mulheres vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade.
A nova Deam foi projetada com diversas instalações diferentes, pensadas para o acolhimento da mulher. A estrutura conta com ambulatório, sala de atendimento psicossocial, espaço de passagem temporária para receber provisoriamente as vítimas que precisarem sair de casa, ambiente para oficinas do Projeto Elza – parceria da PCMG com a Faculdade do Futuro para realização de atividades em grupo e suporte psicológico às vítimas – e playground para crianças que acompanharem suas familiares no atendimento.
O prédio ainda conta com repartições adequadas para a realização dos trabalhos de polícia judiciária pertinentes às apurações dos crimes contra mulheres no âmbito doméstico e familiar, bem como à repressão aos delitos dessa natureza. Segundo a titular da Deam no município, delegada Adline Ribeiro de Mello Rodrigues, “a inauguração representa avanços no atendimento à mulher na região de Manhuaçu”.
A nova Deam em Manhuaçu está localizada na Avenida Melo Viana, 222, bairro Bom Pastor. A unidade policial funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h30.
Evento
A cerimônia de reinauguração contou com a presença do chefe do 12º Departamento de Polícia Civil em Ipatinga, delegado-geral Gilmaro Alves Ferreira; dos delegados regionais Felipe de Ornelas Caldas (Manhuaçu), Carlos Roberto Souza da Silva (Ponte Nova) e Bernardo de Barros Machado (João Monlevade); da titular da Deam em Manhuaçu, delegada Adline Ribeiro de Mello Rodrigues; da promotora de Justiça do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Patrícia Habcouk; da deputada estadual e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Ana Paula Siqueira; da deputada estadual Delegada Sheila Aparecida Pedroso de Mello; da prefeita de Manhuaçu, Maria Imaculada Dutra Dornelas; entre outras autoridades.
Fonte: PCMG