Como evitar riscos na hora de comprar uma empresa?
As 3 principais armadilhas em aquisições: saiba se proteger delas
Comprar uma empresa deveria ser sinônimo de “adicionar valor” ao adquirente, mas nem sempre isso acontece. Isso porque, imediatamente após ter sua aquisição anunciada, a empresa vê o mercado diminuindo sua cotação por certa desconfiança. É necessário que o novo proprietário esteja preparado e se prove capaz para que a empresa recupere seu valor.
Cerca de 50% das empresas adquiridas veem seu valor de mercado destruído irrecuperavelmente, isso por conta de algumas armadilhas existentes no momento da compra que podem dificultar – e muito – a transição. Neste artigo entenda como comprar uma empresa evitando esses riscos.
As principais dessas armadilhas são:
1- Target de ação inadequado
Antes de assinar um acordo de não-divulgação de informações (NDA) e começar a análise do deal da aquisição é necessário estudar com afinco o negócio no qual se está entrando. Responda às seguintes perguntas:
- Quantas empresas similares existem nesse segmento? 10? 50? 100? 200?
- Qual a probabilidade de que esta aquisição (e não outra) seja o melhor investimento para minha empresa?
- Comprar essa empresa é uma ação alinhada com a estratégia da minha corporação?
- A cultura empresarial dessa empresa está alinhada com a cultura da minha empresa? Está mais ou menos alinhada do que outras alternativas?
- Qual a reputação desse potencial “target” de compra? É melhor ou pior do que outras opções de aquisição?
De fato, uma aquisição despende recursos humanos e financeiros tanto na análise quanto na aquisição em si. Um investimento como esse não pode ser feito com dúvidas restantes. Por isso, o ideal é a realização de um estudo de mercado pre-deal.
2- Valor ofertado excessivo
Muitas vezes uma avaliação inexata sobre a empresa ou uma aquisição “competitiva” (aquela na qual há mais de um pretendente a comprador) leva o valor ofertado a ser maior do que o justo.
Para evitar esse sobrepreço é essencial uma avaliação cuidadosa, profissional e conservadora. O cálculo do valor da empresa adquirida deve ser determinado seguindo os conceitos da “análise fundamentalista”, estudando a situação financeira atual e perspectivas futuras da empresa.
Também é importante quantificar tanto os “passivos conhecidos”, que são determinados, quanto os “passivos desconhecidos”, sendo que ambos tendem a zerar em alguns anos. Você só deverá liberar 100% da sua oferta quando estes passivos estiverem zerados.
É comum que comprador e vendedor tenham expectativas diferentes sobre o valor. Nesses casos, o ideal para solucionar o impasse é fazer propostas com a estrutura “earn out” – aquelas em que se paga pela compra, num primeiro momento por quanto a empresa vale, e se deixa um “prêmio” posterior, caso as expectativas do vendedor sejam atingidas.
3- Implementação de sinergias aquém do esperado
A transação de compra da empresa em funcionamento não se finaliza com a assinatura do acordo para vender a empresa. A partir desse momento é muito importante a correta “Integração Pós Fusão” (“Post Merger Integration” ou “PMI”, na sigla em inglês) com o intuito de realizar as sinergias que foram consideradas na elaboração da oferta de aquisição e que deverão ser o “ganho” ou “lucro” na compra da empresa.
Para facilitar o PMI é preciso tomar certas medidas bem antes da assinatura de compra e venda:
– Escolher empresas-alvo que tenham até 50% do tamanho do investidor/adquirente. Assim os riscos e complexidades da integração pós fusão de uma empresa são limitados;
– Efetuar uma parte do pagamento da compra da empresa como “earn out”, com o intuito de premiar a obtenção de resultados e sinergias após a aquisição;
– Efetuar uma parte do pagamento da compra com ações da sua própria sociedade, como forma de incentivar a empresa adquirida a colaborar na integração pós fusão.
Essas três armadilhas nem sempre se apresentam de maneira clara ao comprador. Por isso, o ideal é que sempre se contrate uma equipe profissional isenta e capacitada a avaliar os riscos e auxiliar na transição. Dessa maneira, o comprador conseguirá se posicionar entre as 50% de empresas que têm valor de mercado aumentado após aquisições. A Capital Invest oferece consultoria em M&A, auxiliando empresas nacionais e estrangeiras nas suas aquisições no Brasil para gerar maior valor com menor risco.