PM alerta sobre o “golpe do militar americano” que fez vítima na região
A cada dia surgem novos golpes na internet. Isto não é mais novidade e exige do internauta muita cautela para não ser mais uma vítima. Geralmente este crimes cibernéticos têm por objetivo tirar dinheiro da vítima. E em Ubá, nesta quinta-feira, 8 de dezembro, aconteceu o golpe do militar americano, até agora, pouco divulgado na região.
A vítima acionou a Polícia Militar relatando que conheceu um indivíduo pela rede social Instagram, com quem teve intensa troca de mensagens. O autor se apresentou como sargento das Forças Armadas dos Estados Unidos e ambos estabeleceram um relacionamento virtual. Durante as trocas de mensagens o suposto militar disse ter recebido uma recompensa por uma missão de sucesso e pediu para sua interlocutora para guardar a caixa porque não poderia ficar com ela no acampamento militar.
Após aceitar a proposta a brasileira lhe enviou seus endereços residencial e de e-mail para receber a caixa conforme o combinado. A remessa consistiria em documentos pessoais, carta de aposentadoria e ouro. Pouco tempo depois a vítima recebeu um e-mail informando que a encomenda havia chegado ao Brasil mas que ela deveria pagar 1.500 dólares (aproximadamente R$ 7.800,00 pelo câmbio desta sexta-feira, 9) para retirar o pacote.
Como ela se negou a efetuar o pagamento, o indíviduo passou a lhe ameaçar via chat do Google, além de lhe dirigir xingamentos e que viria buscar a sua caixa. A vítima então bloqueou o Instagram do autor por temer por sua integridade física, moral e psicológica e fez a denúncia formal à PM.
A Polícia Militar alerta para a necessidade de tomar cuidado redobrado em situações como esta em que se estabelece um relacionamento afetivo pela rede social. Isto porque, como ocorreu neste caso, salienta a PM, muitas vezes é apenas um meio para aplicar o golpe financeiro. Assim, completa a Polícia Militar, qualquer sinal de solicitação de ajuda financeira, suspeite e não faça nenhum pagamento ou transferência de valores.
Fonte: 21º BPM de Ubá