Vem chuva forte aí, prevê a meteorologia
Todos os 853 municípios de Minas Gerais estão sob alerta de chuvas fortes entre esta terça-feira, 13 de dezembro, e amanhã, quarta-feira, 14.
O comunicado é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e ressalta que podem ocorrer chuvas de até 100 milímetros, com ventos de até 100 km/h, em algumas cidades mineiras. Acima de 25 milímetros, o volume já é considerado alto e pode provocar estragos.
“Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas”, alerta o Inmet. Em Cataguases, a expectativa da Defesa Civil é de chuvas de até 50 milímetros e nível 1 de tempo severo (a escala vai até 4, o mais intenso). Tempo severo na Meteorologia é definido como uma tempestade capaz de produzir granizo, vendaval com velocidade dos ventos de até 90 km/h e tornados
“Estamos no ápice do período chuvoso que é no mês de dezembro. É neste mês que mais chove em toda Minas Gerais. São muitas áreas de instabilidade, aliadas ao alto teor de umidade do ar, mais a passagem de frentes frias que ocasionam essas situações”, explica o meteorologista Claudemir Azevedo. No mapa abaixo, do Inmet, a cor laranja sobre Minas Gerais indica chuvas intensas e perigo. Assim, a orientação da Defesa Civil é para que as pessoas redobrem sua atenção, evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
Orientações
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte: Marcelo Lopes