Defesa Civil atualiza níveis dos rios que cortam Muriaé após chuva forte no fim da tarde desse sábado
Após novas leituras dos aparelhos localizados no perímetro urbano e próximo as cabeceiras dos rios Preto e Muriaé, o cenário atual dos mesmos na noite deste sábado é:
RIO MURIAÉ – Ao longo da tarde entrou em processo de recuo, registrado pela estação localizada na ponte próxima a prefeitura. Porém com a chuva iniciada no final do dia o mesmo voltou apresentar elevação de sua cota, subindo 11cm na última hora. Caso a chuva permaneça ao longo da noite, o processo de elevação deve perdurar. Na cabeceira, onde ainda não se registrou chuva, continua apresentando recuo, mesmo que seja de forma lenta.
RIO PRETO – Apresenta recuo na cabeceira nas duas estações observadas pela equipe. No perímetro urbano apresenta recuo de forma lenta tendendo a estabilização após o início da chuva.
Essa configuração de chuvas intermitentes por no mínimo 4 dias seguidos é característica da ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul. A tendência é seu enfraquecimento na próxima segunda-feira (9). Até lá, volumes elevados de chuva podem ser registrados em toda região.
Seguem ativo o alerta de deslizamentos de encostas devido a saturação do solo e não se descarta, CASO A CONTINUIDADE DAS CHUVAS POR LONGO PERÍODO, que ruas onde se registrou recuo dos rios serem atingidas novamente.
Seguimos o monitoramento dioturnamente trazendo à população, futuras atualizações do cenário da nossa cidade.
Fonte: Defesa Civil