Mutirão tem início em Muriaé que decretou situação de emergência por causa de surto de dengue
A Secretaria Municipal de Saúde está promovendo ações intensivas de combate ao mosquito Aedes aegypti, com as vistorias domiciliares dos (ACE) Agentes de Combate a Endemias. As ações fazem parte do grande mutirão de limpeza urbana e combate a Dengue promovido pela Prefeitura, que vai passar por todos os bairros da cidade.
Nesta sexta-feira os agentes estiveram no Patrimônio dos Carneiros recolhendo materiais que podem se tornar criadouros do mosquito e fazer aumentar os casos de Dengue em Muriaé que, na atualidade, se encontra em números preocupantes. “O objetivo é visitar o maior número de imóveis possíveis para identificar criadouros do mosquito, realizar o tratamento adequado e orientar a população sobre os cuidados a serem observados diariamente para evitar a proliferação do mosquito. Além disso, os Agentes estão aproveitando a oportunidade para divulgar o Mutirão de Limpeza, para que todos participem, deixando a cidade cada vez mais limpa”, disse Luiza Agostini, secretária de Saúde.
Ela lembra ainda que, sem o apoio da população se torna impossível a luta contra o mosquito. “A população precisa se empenhar e apoiar as ações realizadas pelo setor de Endemias. Na luta contra o Aedes é necessário que todos se unam e colaborem. O simples fato de eliminar um criadouro reflete positivamente no combate ao mosquito. a população é uma peça fundamental para que esta guerra seja vencida”, enfatizou.
Para a comunidade, esse é um trabalho necessário, principalmente diante da possibilidade de o mosquito transmitir dengue e outras doenças como Chikungunya e Zika. “Cuido da casa e aqui está tranqüilo por enquanto. Acho muito bom o trabalho porque do jeito que as coisas estão é bom ir prevenindo contra essas doenças”, afirmou uma moradora do Patrimônio dos Carneiros.
Fonte: PMM