Novo golpe bloqueia pagamento por aproximação e rouba dados de cartões; saiba como se proteger

Consumidores não devem aceitar inserir o cartão na máquina caso apareça mensagem de erro no pagamento por aproximação

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Um novo tipo de golpe tem preocupado pessoas que usam cartão por aproximação para realizar pagamentos. Grupos de criminosos criaram um vírus que infecta computadores ligados às maquininhas, e bloqueiam os pagamentos por aproximação para que o cartão seja inserido na máquina. Quando a inserção é feita, o golpe é consumado.

O bloqueio pode ser identificado por uma mensagem de erro na tela da máquina de pagamento. A solicitação, então, é para que o mesmo cartão seja inserido para que a transação seja consumada com senha.




Segundo informou a empresa de segurança digital Kaspersky, quando o computador vinculado à máquina está infectado com o vírus e a vítima insere o cartão na máquina, os dados da transação (como o número do cartão físico) são roubados, permitindo que os criminosos façam transações em nome da vítima.

O vírus é instalado no computador sem que o lojista saiba o que está acontecendo. Integrantes dos grupos que praticam os golpes entram em contato com eles se dizendo responsáveis por empresas de pagamento eletrônico e afirmam que vão realizar trabalhos de manutenção. Entretanto, encaminham um link que encaminha para a instalação do vírus.




Por isso, a recomendação para quem tem as maquininhas para receber pagamentos é: evite clicar em links encaminhados por pessoas que não foram devidamente identificadas. Caso haja uma abordagem, o lojista deve procurar as empresas que fazem a gestão do sistema nos canais oficiais de contato.

Como proceder?




Já os consumidores devem evitar inserir o cartão caso haja algum problema ao tentar fazer o pagamento por aproximação. Nesse caso, a primeira sugestão é solicitar o pagamento por aproximação em outra máquina. Caso não seja possível, o pagamento por cartão não deve ser realizado, e deve ser substituído por outras formas, como Pix ou dinheiro físico.

Caso tenha passado por situação e tenha inserido o cartão, o consumidor deve checar o extrato da conta bancária e a fatura do cartão de crédito para verificar possíveis desvios e, se for o caso, acionar o banco e a administradora do cartão.




Fonte: Brasil de Fato




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