Coluna do Henrique Lourenço – Internet e a comunicação empresarial
As organizações que utilizam a internet para se comunicarem com seus funcionários têm a vantagem de em pouco tempo ser capaz de reunir para uma reunião. O custo de postagens e remessa veio diminuindo nas organizações desde que o fax foi uma ferramenta para as empresa. Hoje o relacionamento entre empresa e colaboradores tem contribuído para rotinas de trabalho mais eficiente. A comunicação passa a ser arquivada em e-mails e suas pastas. Como faço a implantação de comunicação virtual na minha empresa?
Vale ressaltar que a tecnologia não substitui o trabalho do homem, hoje a TI funciona como instrumento de suporte e desenvolvimento da organização. Por exemplo, para empresas que avaliam desempenho de funcionários interno pelos superiores, fichas de avaliação podem ser distribuídas e preenchidas durante o mês em mídias e não impresso. Negociações com fornecedores podem e devem deixar de serem faladas sem arquivo – para, por exemplo, seu financeiro tomar conhecimento, no mesmo processo de compra e pagamento vários setores devem estar articulados.
Hoje o desafio para implantar qualquer ferramenta que possa armazenar informações é visto por empresários como de alto custo. E quanto ao atendimento do cliente? A utilização da internet como um meio de comunicação não veio substituir os antigos hábitos, como as vendedoras de cosméticos que vai até a porta do cliente, a fatura do cartão que chega até a residência e nem a televisão deixará de fazer parte dos hábitos da humanidade. A internet é e será um suporte para atender as necessidades que a organização tem.
O uso da internet em empresas e seus respectivos diretores contribuem para a eficiência da tomada de decisão, mesmo não sendo esse um aspecto aprofundado no atendimento ao cliente, mas a internet comporta como um facilitador para o processo de decisão.
Autor: Henrique Lourenço – Administrador, gerente comercial do Supermercado Lourenço, professor e ministra cursos, palestras e workshops sobre Marketing, Empreendedorismo, Gestão de Negócios e Finanças pessoais