Coluna da Seliane Ventura – O verão: estação linda, porém pode gerar desgastes mentais
O verão se aproxima, não tarda a chegar e nosso ritmo continua o mesmo. Então, é importante lembrar, que na correria do dia a dia, consumimos muita energia e no verão nos sentimos um pouco mais exauridos. Dias quentes são lindos, mas também cansativos.
Nesse período é importante, além de todas as orientações que já conhecemos, mas é sempre bom lembrar (beber bastante água, alimentação leve, uso de filtros solares, etc), termos um tempo para relaxar, seja no trabalho, seja em casa (no lar).
O corpo cansa, mas a mente também. O desgaste não é só físico, esse vem acompanhado do mental. E necessitamos de válvulas de escape para nos reestabelecermos.
É importante escolher atividades de lazer, e essas serão diferentes para cada um, já que somos pessoas diferentes e curtimos uma infinidade de coisas diferentes. Mas atividades que nos aliviem a pressão, que nos gerem bem estar. Além de ser importante um tempo, exclusivamente, para descansar.
No trabalho, é saudável e necessário, que em seus intervalos para café, almoço e lanche, se mude o foco. Conversem sobre outros assuntos que não sejam o do trabalho, mas assuntos divertidos, leves e agradáveis. Isso os ajudará a aliviar o desgaste e deixa o ambiente mais harmonioso ao final.
Em casa, também é importante ter um tempo para si, mesmo que seja apenas 20 minutos.
Independente de onde seja, casa ou trabalho, se organizem e se cuidem, para que a nova estação não os consuma mais que o necessário.
Autora: Seliane Ventura – Psicóloga CRP 04/40269 – Psicóloga Clínica e Organizacional, com extensão em Psicologia Hospitalar pela Fundação de Apoio ao Hospital Universitário de Juiz de Fora