Belisário tem manifestação contra a mineração neste sábado
Manifestantes vão se reunir neste sábado (29), a partir das 16h, na Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas, em Belisário, distrito de Muriaé, para protestar contra o interesse de uma grande empresa em realizar mineração na região.
– A cordilheira que abriga o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro e sua abundante biodiversidade é rica em bauxita. Por isto esta região vem sofrendo constantes e fortes assédios de mineradoras interessadas em explorar a riqueza mineral. O histórico de instalação de atividade mineradora no Brasil é o pior possível. Embora traga muita prosperidade para alguns, o resultado da mineração é sempre regiões exauridas social e ambientalmente falando. Sem falar que a mineração sujeita a região onde se instala a tragédias, como a da mineradora Samarco em Mariana há quase um ano – afirma o ambientalista Renato Sigiliano.
O ambientalista acredita que a água e a biodiversidade sejam as maiores riquezas da Serra do Brigadeiro.
– Acompanho com grande preocupação a diminuição dos recursos hídricos na região. Por isto me coloco contra a instalação de qualquer atividade ligada à mineração na Área de Amortecimento do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro. Se a mineradora entrar, vai deixar um rastro de destruição social e ambiental, escamoteados por propagandas. A mineração sempre traz muito dinheiro pra poucos e a destruição para todos. Acredito na Serra do Brigadeiro e seu entorno como produtora de água, onde os proprietários rurais poderão receber pela produção de água, como já acontece em outros lugares. Então a nossa luta é mineração não, água sim. Por um modelo que remunere o produtor pela água que nasce em sua propriedade – disse.
Várias entidades estão envolvidas/apoiam o manifesto, entre elas o Núcleo de Estudos em Agroecologia e o Projeto de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens (PACAB).
Fonte: Guia Muriaé