Brasil terá maior chuva em 6 meses nos próximos dias

Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem ter chuvas fortes. Tempo instável deve durar alguns dias por causa da atuação de uma combinação de sistemas meteorológicos.

Guia Muriaé no WhatsApp

Após uma sequência de calor e tempo seco que marcou os últimos meses, o Brasil deve enfrentar, nos próximos dias, o maior volume de chuva registrado no país nos últimos seis meses.

A previsão, apontada por meteorologistas, indica que as regiões Sul e Sudeste serão as mais afetadas pelos temporais, com possíveis pancadas intensas também no Centro-Oeste.




Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, destacou a intensidade das precipitações previstas: “Faz muito tempo que não observamos uma chuva tão generalizada e forte no país”. De acordo com ele, a combinação de diversos fatores meteorológicos será responsável por alterar as condições climáticas nas próximas horas.

Sistema meteorológico favorece aumento das chuvas

Segundo a Climatempo, a mudança climática deve-se à atuação de um cavado e à passagem de duas frentes frias. A primeira frente já começou a se formar na quarta-feira (9), e a segunda deve avançar a partir de sexta-feira (11). Cavados são áreas alongadas de baixa pressão, e, nesse contexto, funcionam como uma corrente de vento que facilita a formação de nuvens de tempestade.




Esses sistemas começaram a influenciar o tempo desde quinta-feira (9), gerando instabilidade, sobretudo no Sudeste. A previsão de uma nova frente fria, com maior capacidade de avançar pelo continente, reforça a tendência de continuidade das chuvas em diversas áreas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até sexta-feira (11), estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, sul de Goiás e sudoeste de Minas Gerais poderão registrar chuvas que alcancem até 100 milímetros por dia, acompanhadas de ventos de até 100 km/h.




Frente fria traz temperaturas mais amenas

Além das chuvas, o avanço das frentes frias deve impactar as temperaturas no fim de semana. No sábado, a previsão é de chuvas isoladas e intensas em parte de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal. Já no domingo, embora as chuvas possam persistir, as pancadas deverão ser menos intensas.

Ainda de acordo com Luengo, a queda nas temperaturas deve ser perceptível, especialmente no Sul e Sudeste. Em São Paulo, por exemplo, as temperaturas máximas devem ficar em torno de 26°C, enquanto Curitiba não deve registrar mais de 20°C. Já em Porto Alegre, os termômetros podem marcar até 24°C. “Apesar da queda nas temperaturas, não esperamos um frio extremo. Geadas, por exemplo, são pouco prováveis”, afirma o meteorologista.




Retorno das chuvas regulares

A previsão de temporais marca o retorno esperado das chuvas regulares ao Brasil. Segundo os meteorologistas, a tendência é que, em outubro, as chuvas se tornem mais frequentes na faixa entre Paraná e São Paulo, estendendo-se até o sul de Goiás e parte do Amazonas e Acre. Em novembro, espera-se que a chuva volte com mais intensidade ao restante do Sudeste e do Centro-Oeste, além do norte do Amazonas, Roraima e sul do Pará. Para dezembro, a previsão é que o volume de chuvas aumente no sul da Bahia, Tocantins e Pará, trazendo alívio para regiões que enfrentam longos períodos de seca.

O retorno das chuvas regulares promete reduzir os efeitos da estiagem prolongada, que tem impactado diversas regiões do país, trazendo alívio tanto para a agricultura quanto para o abastecimento de água.




Fonte: Guia Muriaé, com informações do G1




WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://chat.whatsapp.com/Lcnq5cgWdqz9PXwAd0VEpP
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Receber notícias
Clique na imagem para cadastrar seu WhatsApp gratuitamente!