Botijões de gás mais acessíveis às famílias
A Câmara dos Deputados está analisando um projeto que pode tornar o botijão de gás mais acessível para a população de baixa renda, incluindo a ampliação do vale-gás para mais de 20 milhões de famílias até dezembro de 2025.
O relator do projeto, deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ), também sugere a introdução de botijões de gás em tamanhos variados, permitindo que os consumidores escolham entre opções menores e mais econômicas, além do formato padrão de 13 kg.
Hugo Leal se reunirá com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), para discutir possíveis ajustes no projeto. Segundo o deputado, o governo federal levantou algumas dúvidas sobre a proposta, mas ele afirma que esses pontos já foram esclarecidos. O projeto enfrenta divergências entre os ministérios da Fazenda e de Minas e Energia, com preocupações sobre fraudes e controle de despesas.
Para evitar irregularidades, o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Pietro Mendes, informou que o texto será modificado para prevenir o “acúmulo” de benefícios. Mendes reiterou que há um compromisso para que a proposta seja votada ainda em 2024, garantindo a transparência e eficácia do programa, com foco em beneficiar as famílias que realmente precisam do auxílio.
Fonte: Guia Muriaé