Banco anuncia teste de PIX por aproximação; saiba como funciona
Clientes do Bradesco poderão aproveitar novo modo de fazer pagamento em terminais da Cielo
O Bradesco anunciou que iniciará, em janeiro de 2024, um projeto-piloto para testar o PIX por aproximação, recurso que permitirá pagamentos apenas aproximando o celular na maquininha de pagamento. Inicialmente, a funcionalidade estará disponível nos terminais da Cielo, mas a expectativa é expandir gradativamente para outras credenciadoras.
A ferramenta estará acessível diretamente na tela inicial do aplicativo do banco, dispensando a necessidade de login para realizar a transação. Além disso, o Bradesco já está testando a funcionalidade através do Google Pay, a carteira digital do Google, e planeja disponibilizar o serviço para todos os clientes até fevereiro.
Como funciona
O PIX por aproximação possibilitará pagamentos sem que o cliente precise acessar o aplicativo completo do banco ou da fintech. Através do iniciador de pagamentos, será possível cadastrar o PIX em carteiras digitais, como o Google Pay, para realizar transações por aproximação, de forma similar aos cartões contactless de crédito e débito.
O mercado vê na inovação uma oportunidade de ampliar o uso do PIX para pagamentos de produtos e serviços no varejo. Segundo exigência do Banco Central, as instituições financeiras deverão oferecer essa funcionalidade aos clientes a partir de fevereiro de 2024. Bancos como Itaú Unibanco, C6 Bank e a fintech PicPay já estão implementando a solução em parceria com o Google Pay.
Impacto no comércio
Para Marcos Cavagnoli, diretor de Produtos Digitais do Bradesco, a novidade representa um avanço significativo para a praticidade das transações. “Com o PIX por aproximação, o processo de pagamento se torna ainda mais rápido e intuitivo, similar ao uso de cartões contactless”, destacou em comunicado oficial.
A Cielo, que participa do piloto, reforçou os benefícios da tecnologia para o varejo. Segundo o presidente da empresa, Estanislau Bassols, “mais de 90% dos varejistas acreditam que novas tecnologias podem fidelizar clientes. O PIX por aproximação é uma solução eficiente, segura e que simplifica a jornada de pagamento”.
Pesquisas realizadas pela Cielo indicam que pagamentos mais rápidos ajudam a impulsionar vendas, demonstrando o potencial do PIX por aproximação para transformar a experiência de compra e trazer mais conveniência tanto para consumidores quanto para lojistas.
Fonte: Guia Muriaé, com informações da Tribuna de Minas