Black Friday 2022: tudo o que você precisa saber
A Black Friday conquistou seu lugar no calendário de compras dos brasileiros e já pode ser considerada uma das datas mais importantes para o comércio no país. A última sexta-feira do mês novembro chega com grandes promoções e descontos atraentes e, este ano, fica ainda mais intensa com a Copa do Mundo FIFA™ acontecendo no mesmo período.
Depois de dois anos consecutivos impactada pela pandemia, a Black Friday de 2022 promete aquecer o mercado, e espera uma alta de 29% na intenção de compras em relação ao ano anterior. Os dados são do Instituto Ipsos, em uma pesquisa encomendada pelo Google, e mostram que os brasileiros estão mais dispostos a consumir durante o evento promocional.
Seja você é do time que se planeja durante o ano todo para aproveitar os preços mais baixos da Black Friday, seja dos que ficam só de olho nas lojas e nos memes de “Black Fraude” na internet, as campanhas dessa época já devem ter te impactado em algum momento.
Tem curiosidade em saber mais sobre quando e como surgiu a data, o que vale a pena comprar e como não cair em golpes? Tudo o que você precisa saber sobre a Black Friday 2022 está aqui.
O que significa Black Friday?
A Black Friday é um evento comercial importado dos Estados Unidos, conhecido mundialmente pelas ofertas – tanto em lojas físicas quanto nas virtuais. Há várias hipóteses para o seu surgimento: sabe-se que o nome existe desde o século 19 e que a data acontece na sequência ao feriado de Dia de Ações de Graças, que é sempre na última quinta-feira de novembro.
Uma das teorias mais populares diz que, em 1869, dois especuladores norte-americanos tentaram manipular o mercado de ouro nos Estados Unidos por meio de um esquema ilegal para aumentar o preço do metal precioso na Bolsa de Valores.
Mas o plano não deu certo. Na ocasião, o presidente Ulysses S. Grant descobriu e vendeu o estoque de ouro do governo norte-americano para reverter a situação, fazendo o preço do produto despencar. Então, aquela fatídica sexta-feira, 24 de setembro de 1869, ficou conhecida como “black friday“.
Passadas algumas décadas, por volta de 1980, esse termo passou a ser usado como sinônimo de grandes liquidações no país, principalmente para incentivar as compras de Natal antecipadas.
Como a Black Friday chegou ao Brasil?
Nas décadas de 1990 e 2000, o evento de descontos dos EUA passou a chamar a atenção de países do mundo todo, que começaram a criar suas próprias edições. No Brasil, a primeira iniciativa com o nome de Black Friday veio em 2010, inspirada no modelo norte-americano.
Naquele ano, mais de 50 varejistas aderiram às ofertas exclusivas e a novidade foi bem recebida pelos consumidores. Atualmente, essa é uma data consolidada no calendário do comércio brasileiro e muitas pessoas se planejam o ano todo para aproveitar as promoções.
Quando acontece a Black Friday 2022?
A data oficial da Black Friday de 2022 é no dia 25 de novembro. Originalmente, a tradição das compras começa na sexta-feira e termina só na segunda, conhecida como Cyber Monday (segunda-feira cibernética, em tradução livre). A data traz descontos para impulsionar as vendas no varejo online.
Nos últimos anos, porém, as campanhas têm se entendido por mais tempo. Os lojistas brasileiros aderiram à tendência de criar promoções antecipadas, como um mês inteiro com descontos especiais, ou um “Esquenta Black Friday” nos dias que antecedem a data. Até surgiram outros nomes, como a “Black Week”, para unificar um conjunto de ofertas mesmo depois da última sexta de novembro.
Black Friday na Copa do Mundo FIFA 2022™
Em uma coincidência inédita, neste ano a Black Friday e a Copa do Mundo FIFA 2022™ se encontram, o que vai impactar diretamente o comportamento de consumo. Inclusive, a estreia da seleção do Brasil na competição acontece na véspera da data comercial, no dia 24 de novembro.
O evento esportivo em si já desperta um otimismo maior nos brasileiros, refletindo também nas compras. De acordo com um estudo de consumo realizado pelo Behup, 72% dos consumidores têm a intenção de fazer alguma compra relacionada à Copa do Mundo FIFA™ durante o período de promoções. Entre os principais itens de desejo estão:
* Roupas e acessórios;
* Eletrônicos;
* Artigos esportivos;
* Compras de supermercado.
O que vale a pena comprar na Black Friday 2022?
À primeira vista, as promoções das Black Friday parecem tentadoras, mas é preciso olhar com cuidado para as finanças antes de se jogar nas compras. Assim como todos os gastos do dia a dia, um planejamento financeiro é fundamental para entender o que de fato cabe no orçamento.
Então, quando falamos sobre os itens que valem o investimento, pense no que é mais urgente e no que pode impactar suas contas. Considerando o que cabe no seu bolso, faça uma lista dos itens que você acha mais importantes e pesquise os preços, já que nem sempre o que é mais desejado realmente vale a pena.
Ferramentas que monitoram o histórico de preços de um produto, como o Zoom, Buscapé, JáCotei, Promobit e Google Shopping, são ótimas aliadas. Quem pretende comprar na Black Friday pode acompanhar as variações ao longo dos dias e as vantagens daquele produto ou serviço, como a porcentagem do desconto, as condições de parcelamento, o frete e se há cashback, por exemplo.
Para os consumidores, eletrônicos e eletrodomésticos estão no topo da lista de potencial de compra deste ano, representando 35% dos itens mais cobiçados, em levantamento feito pelo Reclame Aqui. Apesar das intenções de compra, indicadores de anos anteriores podem te ajudar a escolher melhor as prioridades para 2022.
Com base em números de outros anos, um estudo desenvolvido pela BigData Corp mostra que os descontos médios de 2021 chegaram a 57,38%, superando o índice de 2020 em quase 6%. Entre as categorias com maiores ofertas estão:
* Livros;
* Eletrônicos;
* Brinquedos;
* Cosméticos e produtos de beleza;
* Roupas, sapatos e acessórios.
Compras para a Copa do Mundo FIFA™
No caso do Mundial, os desejos de compras ficam mais intensos entre os torcedores, como mostram os dados apresentados pelo Google. Isso porque o aquecimento para os jogos deve se dividir em diferentes momentos e a jornada de compra já vem acontecendo antes mesmo da Black Friday dar as caras.
Ainda segundo o levantamento do Google, o maior volume de vendas deverá ser o de televisões, que devem acontecer antes, durante e até depois do campeonato. A pesquisa revela que 1 em 4 pessoas pretende comprar um aparelho de TV para assistir aos jogos da Copa do Mundo FIFA™, e a tendência é que as compras aconteçam próximas ao período de ofertas.
Por outro lado, a pesquisa ainda mostra que os seguintes itens também entram para a lista de desejos da Copa do Mundo FIFA™ durante a Black Friday:
* Acessórios;
* Bebidas e alimentos;
* Decoração
* Utilidades domésticas.
Assim, a coincidência de eventos é uma oportunidade importante para os lojistas aproveitarem as datas e venderem mais.
Segurança na Black Friday
Logo no início da Black Friday no Brasil, em meados de 2010, a data tinha a fama de “Black Fraude” por conta da onda de falsos descontos oferecidos. Era bastante comum ouvir que as promoções eram a “metade do dobro”. Contudo, o cenário mudou em 2019, com crescimento de 124% no número de ofertas naquele ano, segundo dados da Promobit.
Hoje, a situação está diferente e o risco de golpes é que exige atenção redobrada para as compras feitas pela internet. Só no primeiro semestre de 2022, foram mais de 2,8 milhões de tentativas de fraude no e-commerce, segundo uma pesquisa da ClearSale. Quando o assunto é Black Friday, os números ficam ainda mais agravados: em 2021, a quantidade de lojas virtuais falsas cresceu 178% antes do evento comercial.
Em outras palavras, ficar atento à segurança já deve fazer parte da rotina na hora de fazer compras online e, na Black Friday, não pode ser diferente. Por isso, rastrear o histórico de preços, comparar a mesma compra em outros e-commerces, olhando para o frete e prazo de entrega, e conferir a reputação do site são estratégias que podem te ajudar a se prevenir antes de concluir o pagamento.
Fonte: Nubank