Bolsa Família bloqueará pagamento a CPF irregular a partir de janeiro

Caso o CPF do beneficiário seja regularizado em até seis meses, o pagamento do Bolsa Família será retomado. Do contrário, será cancelado

Guia Muriaé no WhatsApp

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou hoje que a partir de janeiro de 2024, o Bolsa Família bloqueará o pagamento a beneficiários que apresentarem inconsistências nos dados do Cadastro de Pessoa Física (CPF) registrados no Cadastro Único (CadÚnico). A medida é parte de uma iniciativa para aprimorar a gestão do programa social.


A mudança visa garantir a regularidade e a transparência no pagamento do benefício, evitando possíveis fraudes e irregularidades no cadastro dos beneficiários. Os usuários que tiverem dúvidas sobre a situação do CPF e do Bolsa Família podem buscar esclarecimentos através do Disque Social, no número 121.

A suspensão do pagamento ocorrerá caso a situação cadastral do beneficiário não seja regularizada em até seis meses. Se a regularização ocorrer dentro desse prazo, o pagamento será retomado. No entanto, se não houver regularização, o benefício será cancelado.

É importante destacar que não são apenas irregularidades no CPF do titular do benefício que podem levar ao bloqueio do pagamento. Inconsistências na documentação de qualquer membro da família cadastrada no Bolsa Família podem resultar na descontinuação do benefício. Cancelamento do CPF junto à Receita Federal ou divergências de titularidade no CadÚnico são situações que também resultarão no bloqueio do pagamento.

Para resolver a situação, as famílias cadastradas no programa devem regularizar os dados do CPF junto à Receita Federal. O procedimento pode ser realizado pelo site do órgão, onde é possível acessar a opção “Meu CPF” e selecionar o tópico “Atualizar CPF”. O usuário será guiado através das etapas necessárias para realizar o serviço.

Se o CPF já estiver suspenso, o beneficiário pode iniciar o processo de regularização na seção “Pedido de Regularização de CPF” no portal da Receita. Aqueles que preferirem regularizar-se pessoalmente podem agendar um atendimento em uma das unidades da Receita Federal. A situação cadastral das famílias será informada por meio do extrato de pagamento do benefício, disponível no aplicativo Caixa Tem.

Fonte: Guia Muriaé, com informações do Metrópoles

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp

Botão Voltar ao topo
Receber notícias
Clique na imagem para cadastrar seu WhatsApp gratuitamente!