Bolsonaro quer acabar com horário de verão ainda este ano
O presidente Jair Bolsonaro afirmou, na manhã desta sexta-feira (5), que pretende acabar com o horário de verão ainda neste ano.
– Não teremos horários de verão este ano, está quase certo – disse o presidente durante um café da manhã com jornalistas convidados no Palácio do Planalto.
No ano passado, estudos da Secretaria de Energia Elétrica (SEE), do Ministério de Minas e Energia (MME) em parceria com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), apontaram que em termos de economia de energia, a medida não tem sido eficiente, já que os resultados alcançados foram próximos à “neutralidade”.
O horário de verão foi criado no país em 1931 com o intuito de economizar energia, a partir do aproveitamento de luz solar no período mais quente do ano. O horário foi aplicado sem interrupção nos últimos últimos 35 anos.
– A aplicação da hora de verão, nos dias de hoje, não agrega benefícios para os consumidores de energia elétrica, nem tampouco em relação à demanda máxima do sistema elétrico brasileiro, muito em função da mudança evolutiva dos hábitos de consumo e também da atual configuração sistêmica do setor elétrico brasileiro – destaca o documento enviado à Casa Civil.
A decisão de manter ou não o horário de verão cabe exclusivamente ao presidente da República.
Fonte: Guia Muriaé, com informações da Agência Brasil