Falsos entregadores aplicam o golpe do brinde: “Olhei no meu extrato, saiu R$ 2 mil”
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu um alerta sobre uma nova modalidade de golpe que tem sido aplicada em consumidores, envolvendo o suposto envio de brindes ou presentes. A entidade aconselha que os consumidores redobrem os cuidados, especialmente em épocas de datas comemorativas, para evitar cair em armadilhas fraudulentas.
Entre os golpes relatados, estão a criação de páginas falsas que simulam lojas virtuais, promoções inexistentes enviadas por e-mails, mensagens de SMS e WhatsApp, e até mesmo a criação de perfis falsos em redes sociais que investem em publicidade para aparecerem em páginas de busca e stories.
Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, alerta: “Desconfie de abordagens que ofereçam oportunidades de compra imperdíveis e promoções incríveis de produtos. Nunca clique em links recebidos em mensagens suspeitas. Sempre faça compras em sites conhecidos e verifique as avaliações de outros consumidores em sites de reclamações.”
Golpes Comuns
A aglomeração de pessoas e a distração no momento dos pagamentos também tornam os consumidores alvos de golpes. Dois golpes frequentes incluem o da troca do cartão e o da maquininha no comércio de rua. Os criminosos entregam a maquininha ao cliente para digitar a senha do cartão e aproveitam qualquer distração para observar a senha digitada.
Ao efetuar compras na rua e pagar com cartão, é fundamental prestar atenção. Muitas vezes, os golpistas utilizam truques para desviar a atenção da vítima e fazê-la digitar a senha no campo destinado ao valor da compra. Portanto, certifique-se de que o campo de senha exibe apenas asteriscos.
Além disso, evite fazer pagamentos se o visor da maquininha estiver danificado e insira o cartão você mesmo na máquina, verificando se o cartão devolvido é realmente o seu. É importante solicitar o recibo impresso da transação ou verificar se o valor corresponde às mensagens SMS enviadas pelo aplicativo do banco. No caso de pagamento via QR Code ou transferência, confira o valor e o destinatário do pagamento.
Golpe do Brinde ou Presente
O golpe do brinde ou presente funciona da seguinte maneira: após obterem dados pessoais, os criminosos entram em contato com a vítima, afirmando que têm um brinde ou presente para entregar. Eles insistem para que a pessoa receba o presente pessoalmente, frequentemente oferecendo flores, bolos ou produtos de beleza. Em seguida, eles alegam ser prestadores de serviços e cobram uma taxa pelo presente.
O entregador pode entregar uma maquininha com o visor danificado ou impedir que a vítima veja o preço cobrado na tela, aplicando, assim, o golpe da maquininha e da troca de cartão. Em outra variação deste golpe, o criminoso instrui a vítima a fazer uma selfie para receber o brinde, cobrindo campos críticos do aplicativo bancário para evitar que a pessoa perceba a autenticação biométrica para uma operação de crédito.
É importante lembrar que o sistema biométrico é usado em várias operações de reconhecimento, não apenas no setor bancário. As ferramentas bancárias são avançadas e identificam com precisão a pessoa que está fazendo a identificação no momento, garantindo que a autenticação seja legítima.
Tenório de Oliveira, um analista de TI que também foi vítima desse golpe, relata sua experiência: “Era perto do meu aniversário, eu não desconfiei. A gente é muito otimista, acha que alguém quer mandar uma surpresa. Chegou um rapaz aqui: ‘Preciso cobrar do senhor’. Coloquei a senha, deu erro, ele falou: ‘Deixa dar uma olhada’. Pegou outra máquina, inseriu o cartão de novo: ‘Vou pegar outra maquininha no carro do meu amigo e já volto’. Peguei, olhei no meu extrato, saíram R$ 2 mil.”
Portanto, a Febraban aconselha os consumidores a ficarem atentos a esses tipos de golpes e a adotarem medidas de segurança ao lidar com transações financeiras e interações com desconhecidos. A vigilância e o cuidado são essenciais para evitar cair em armadilhas fraudulentas.
Fonte: Guia Muriaé, com informações da Exame