Idosa cai em golpe do ‘namorado Elon Musk’
Uma idosa de 79 anos, moradora de Toledo, no Paraná, foi vítima de um golpe que a levou a acreditar que mantinha um relacionamento amoroso com o bilionário empresário sul-africano Elon Musk, dono da Apple. De acordo com a Polícia Civil do Paraná, a mulher perdeu cerca de R$ 4 mil comprando cartões da Apple para enviar ao suposto “namorado”.
O caso veio à tona na segunda-feira (23), quando a Polícia Militar foi chamada até uma loja da cidade após o comportamento da idosa chamar a atenção dos funcionários. Ela comprava uma grande quantidade de cartões de presente da Apple, afirmando que os itens seriam para Musk, que ela acreditava ser o dono da Apple – o que não é verdade, já que o empresário é CEO da Tesla e da SpaceX, além de ser proprietário da rede social X (antigo Twitter), atualmente bloqueada no Brasil.
Segundo relato da idosa aos policiais, o suposto empresário teria prometido vir ao Brasil e entregar uma quantia em dólares em troca dos cartões. O delegado responsável pelo caso, Rodrigo Batista, explicou que a mulher estava convencida de que estava se relacionando com Musk, e que ele a havia instruído a comprar os cartões da “própria empresa”.
Ao perceberem que se tratava de um golpe, a PM acionou um dos familiares da vítima, que compareceu à loja para buscá-la. A Polícia Civil agora investiga a origem do estelionatário, cujo número de telefone possui código internacional da Nigéria.
Em alerta à população, o delegado destacou a importância de familiares monitorarem as atividades online de idosos, que frequentemente são alvo de criminosos. “É essencial que os parentes estejam atentos às redes sociais dos idosos para evitar que eles sejam vítimas de golpes, já que esse público é frequentemente visado”, afirmou Batista.
Fonte: Guia Muriaé, com informações da Folha de S. Paulo