INSS: como dar entrada em 10 serviços sem sair de casa
Meu INSS agiliza atendimento aos aposentados, pensionistas e trabalhadores segurados
Para muitos trabalhadores, aposentados ou pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), resolver pendências, solicitar serviços e esclarecer dúvidas sobre benefícios previdenciários ainda representam um desafio.
Contudo, muitos desses processos podem ser realizados de maneira remota — por telefone, aplicativo ou site —, dispensando a necessidade de deslocamento até uma agência. Abaixo, está um guia passo a passo para dez dos principais serviços disponibilizados pelo INSS.
Acesso ao Meu INSS
A maioria dos atendimentos é realizada pelo Meu INSS. Desde o agendamento de perícias médicas, passando por cálculos de aposentadoria, solicitações de benefícios até a emissão de documentos, a plataforma oferece cerca de 90 serviços. O Meu INSS pode ser acessado via internet (gov.br/meuinss) ou através do aplicativo disponível para Android e iOS.
O acesso é feito com a conta Gov.br. Para se cadastrar, o usuário deve fornecer nome completo, CPF, data de nascimento e responder a algumas perguntas relacionadas ao seu registro no INSS.
Atendimento Remoto pelo Telefone
Além da plataforma digital, o INSS também oferece atendimento remoto pelo telefone, através da Central 135. A ligação é gratuita se feita de um telefone fixo, e chamadas de celulares são cobradas como uma chamada local. Por meio desse canal, é possível esclarecer dúvidas sobre benefícios, consultar resultados de perícias, e obter informações sobre datas e locais de pagamento de aposentadorias e pensões.
Segurança Contra Golpes
Em casos específicos, a Central 135 pode entrar em contato com os cidadãos para confirmar ou remarcar agendamentos. O número que aparece no identificador de chamadas é (11) 2135-0135. É importante ressaltar que o atendente não solicitará informações pessoais, como números de documentos e senhas. Se houver suspeita da veracidade da chamada, o cidadão deve desligar e ligar diretamente para a Central 135.
Serviços Oferecidos
- Solicitação de Auxílio-Doença: Para segurados incapacitados de trabalhar por mais de 15 dias devido a doença. O pedido é feito pelo site ou aplicativo Meu INSS, ou pela Central 135. É necessária uma perícia médica, e documentos podem ser enviados pelo sistema Atestmed.
- Prorrogação do Auxílio-Doença: O pedido de extensão do benefício deve ser feito nos 15 dias anteriores ao fim do auxílio, pelo Meu INSS, Central 135 ou nas agências, e requer uma nova perícia.
- Adicional de 25% no Benefício: Beneficiários de incapacidade permanente que precisam de ajuda para atividades diárias podem solicitar um adicional de 25% no benefício, pelo Meu INSS.
- Recurso de Pedido Negado: O segurado pode recorrer de uma decisão negativa do INSS em até 30 dias, pelo Meu INSS ou Central 135.
- Revisão de Benefício: Pode ser solicitada até dez anos após a concessão do benefício, para ajustes no valor ou tempo de contribuição, através do Meu INSS ou Central 135.
- Contribuição para Estudantes ou Donas de Casa: Mesmo fora do mercado de trabalho, é possível contribuir para a Previdência Social. A inscrição pode ser feita pelo Meu INSS ou Central 135.
- Pagamento de Contribuições em Atraso: Contribuintes individuais, facultativos e empregadas domésticas podem regularizar suas contribuições atrasadas através do Meu INSS.
- Autorização para Desconto de Consignado: Beneficiários devem desbloquear seus benefícios para operações de crédito consignado pelo Meu INSS.
- Atualização de Dados: O processo pode ser feito pelo Meu INSS, permitindo a atualização de informações pessoais e atividades profissionais.
- Obtenção da Carta de Concessão: Documento que contém informações sobre o benefício aprovado. Pode ser solicitado pelo Meu INSS.
Conclusão
Esses serviços estão disponíveis para facilitar o acesso dos cidadãos aos seus direitos previdenciários, garantindo agilidade e segurança no atendimento. Mais detalhes podem ser encontrados no site do Meu INSS.
Fonte: Guia Muriaé, com informações do Jornal Extra