INSS: pedidos do auxílio-doença vão poder ser feitos nos Correios
Segurados também vão poder enviar documentações pendentes de solicitação de benefícios previdenciários em agências da estatal
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou, nesta segunda-feira (14), a expansão de sua parceria com os Correios, permitindo que pedidos de benefício por incapacidade temporária, anteriormente conhecido como auxílio-doença, possam ser realizados em 2,6 mil agências dos Correios em todo o país. A iniciativa visa agilizar a concessão desses benefícios e facilitar o acesso ao serviço.
Com a ampliação, os segurados podem realizar o requerimento por meio da ferramenta Atestmed, utilizada para a análise de documentação médica, diretamente nas agências dos Correios. Funcionários dessas unidades serão responsáveis por inserir as informações e os documentos no sistema do INSS, simplificando o processo para quem não tem acesso à internet ou enfrenta dificuldades com o uso do aplicativo Meu INSS.
Além das agências dos Correios, os cidadãos ainda podem fazer a solicitação nas 1,6 mil unidades do INSS que já oferecem o serviço, bem como pelo aplicativo Meu INSS ou pela Central 135. Para quem iniciar o processo pelo telefone, haverá um prazo de cinco dias para apresentar a documentação necessária.
O projeto foi inicialmente testado em Fortaleza (CE) desde março, e a expansão nacional do serviço está prevista para o próximo ano. O acordo assinado entre Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, Fabiano Silva dos Santos, presidente dos Correios, e o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, em Brasília, também inclui a possibilidade de realizar o cumprimento de exigências de todos os benefícios do INSS nas agências dos Correios. Isso permitirá que os segurados enviem documentos pendentes ou informações adicionais para a concessão de benefícios previdenciários.
De acordo com Stefanutto, “os benefícios estão sendo analisados em até 15 dias. Com a ampliação do acordo com os Correios, nossos segurados que não têm acesso à internet e encontram dificuldade em fazer o requerimento pelo aplicativo terão mais essa comodidade: serem atendidos mais próximo de casa.”
O INSS destaca que os benefícios por incapacidade temporária representam 78,66% das concessões. Desde a reformulação do Atestmed, em julho de 2023, até setembro de 2024, foram feitos mais de 4 milhões de requerimentos, dos quais cerca de 2 milhões foram aprovados.
A medida busca melhorar o atendimento à população, especialmente para aqueles que residem em áreas mais afastadas ou com menos acesso à internet, garantindo mais rapidez e eficiência na análise dos pedidos.
Fonte: Guia Muriaé, com informações do Jornal Extra