Mãe e filho de 6 anos morrem após muro desabar durante temporal
Os corpos de Joice Nascimento dos Santos, de 33 anos, e de seu filho Luiz Otávio dos Santos Gonçalves, de apenas 6 anos, foram sepultados na tarde deste sábado (12) no cemitério do Jardim Redentor, em Bauru (SP).
Mãe e filho perderam a vida na sexta-feira (11), quando um muro desabou sobre eles durante uma forte tempestade que atingiu a cidade.
Tragédia causada por ventos fortes
O acidente ocorreu no bairro Parque Paulista, durante uma tempestade acompanhada de ventos de até 52 km/h, segundo o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Unesp. Imagens de uma câmera de segurança registraram o momento em que Joice e Luiz Otávio, acompanhados de um homem não identificado e um cachorro, tentavam se abrigar da chuva ao lado do muro. Instantes depois, a estrutura cedeu, desmoronando sobre todos eles.
Testemunhas relataram que o homem ajudava Joice a carregar sacolas de compras momentos antes do desabamento. O cachorro, que também estava com o grupo, não resistiu ao impacto.
Construção e histórico de incidentes
O muro fazia parte de um terreno em construção, adquirido há cerca de seis meses pelos proprietários. Um dos donos informou que a área já estava murada quando foi comprada e que um barracão estava em processo de edificação. A Secretaria de Planejamento Urbano de Bauru já havia notificado os proprietários para a regularização da documentação do local.
Moradores da região também revelaram que, em 2023, o portão da construção foi arrancado durante outra ventania, o que levou ao aumento da altura do muro. O histórico de problemas estruturais no local levanta questionamentos sobre as condições de segurança da obra.
Chuvas intensas afetam o estado
O desabamento do muro em Bauru faz parte de uma série de ocorrências provocadas pelas fortes chuvas que atingiram o estado de São Paulo nos últimos dias. Além das três mortes na cidade, outros incidentes semelhantes foram registrados em diferentes localidades, incluindo uma morte em São Paulo, no bairro Campo Limpo, após a queda de uma árvore, e duas mortes em Cotia, devido ao desmoronamento de um muro.
No total, 98 municípios paulistas foram afetados pelas fortes chuvas e rajadas de vento, conforme informou o órgão estadual responsável pela gestão de emergências.
A rua Atílio Cavagnino, onde ocorreu o acidente, permaneceu interditada até a manhã de sábado (12), enquanto equipes da Secretaria de Obras de Bauru trabalhavam na remoção dos escombros. A via foi liberada após a conclusão dos trabalhos de limpeza.
Fonte: Guia Muriaé, com informações do G1