Nova onda de calor no Brasil começa nesta quarta e pode fazer 47ºC
Previsões indicam que a nova onda de calor no Brasil pode continuar até o próximo feriado, em 15 de novembro
Uma nova onda de calor está prestes a atingir o Brasil, começando a partir desta quarta-feira (8), segundo previsões do Climatempo. Essa massiva massa de ar seco que se espalha pelo território nacional promete elevar as temperaturas em pelo menos 5ºC e manter o calor intenso por mais de cinco dias.
A quarta-feira marca o início desse episódio de calor que afetará principalmente as regiões sul, sudeste e centro-oeste do país. A previsão é que estados como São Paulo, Goiás e partes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul sintam os efeitos mais intensamente. No oeste paulista, as temperaturas podem ultrapassar os 37°C.
Na quinta-feira (9), as madrugadas serão particularmente quentes, com destaque para o Mato Grosso do Sul e o sudoeste de Mato Grosso. No sudeste, a maioria das regiões do estado de São Paulo experimentará noites com mínimas superiores a 20°C, e, em algumas áreas, essas mínimas podem chegar a 22/24°C, especialmente no oeste e norte do estado. O Vale do Ribeira, Grande São Paulo e Vale do Paraíba também terão noites quentes, assim como grande parte do Rio de Janeiro.
A sexta-feira (10) marcará um aumento significativo nas temperaturas, com máximas próximas de 40°C no interior de São Paulo, principalmente no oeste e norte do estado. O mesmo ocorrerá no Triângulo Mineiro, no sul de Goiás e em algumas áreas do sul do Tocantins, na região norte. As altas temperaturas também afetarão o leste de Minas Gerais e o Espírito Santo.
A expectativa é de que o calor persista durante o final de semana e o feriado do dia 15 de novembro. No sábado (11) e domingo (12), as temperaturas poderão superar os 40°C em estados como Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, sul e oeste de Goiás na região Centro-Oeste, além do Triângulo Mineiro e interior de São Paulo no sudeste. A região do Vale do Ribeira, Grande Rio, a região dos Lagos e a região de Campos, no extremo norte do Paraná, também sentirão o impacto dessa onda de calor.
A segunda-feira (13) pode ser o ápice desse episódio de calor, com temperaturas que podem ultrapassar os 40°C em estados como Tocantins, Bahia, Piauí, Espírito Santo e leste de Minas Gerais. O Climatempo ainda observa a possibilidade de temperaturas acima dos 40ºC no interior de Pernambuco e em Rondônia.
A população é aconselhada a se preparar para as altas temperaturas, adotando medidas de segurança para evitar a exposição prolongada ao sol e a desidratação. Autoridades de saúde recomendam que as pessoas evitem atividades ao ar livre nos horários mais quentes do dia e busquem locais climatizados. A onda de calor deve persistir até pelo menos o feriado de 15 de novembro, tornando a prevenção e a proteção contra o calor extremo prioridades.
Fonte: Guia Muriaé, com informações do Gizmodo