Pix por aproximação: nova funcionalidade será lançada na próxima semana; entenda
Função havia sido regulamentado no início de agosto, quando foi anunciada que a implementação seria obrigatória a partir de novembro
Nesta segunda-feira (4), o Banco Central (BC) anuncia o lançamento do Pix por aproximação, funcionalidade que permitirá a realização de transferências com a simples aproximação do celular na máquina de cartão.
A tecnologia já havia sido regulamentada em agosto e começa a ser obrigatória em novembro para instituições que realizam 99% das operações de iniciação de pagamentos. Demais instituições financeiras terão até janeiro de 2026 para implementar o recurso.
A modalidade será apresentada durante evento em São Paulo, em parceria com o Google. Para oferecer o serviço, as instituições devem habilitar o sistema de comunicação por NFC, indispensável para transações por aproximação. Em uma iniciativa pioneira, o Banco do Brasil, junto à Cielo, lançou um projeto-piloto em outubro, permitindo que seus correntistas realizassem pagamentos por aproximação em estabelecimentos habilitados em Brasília e São Paulo.
Para transações de até R$ 200, o cliente precisa apenas acessar o aplicativo do Banco do Brasil, selecionar a opção “Pix por aproximação” e realizar a autenticação no app. Para valores maiores, será exigida a senha transacional já utilizada nas operações tradicionais de Pix.
A novidade marca um novo passo na expansão das possibilidades do Pix, ampliando ainda mais a conveniência e a segurança para os consumidores.
Fonte: Guia Muriaé, com informações da CNN