Saiba como solicitar atendimento da Justiça Eleitoral pela internet
O cadastro eleitoral foi reaberto no dia 5 de novembro. Para solicitar os serviços relacionados ao título e ficar em dia com a Justiça Eleitoral, você nem precisa sair de casa. Basta acessar o Autoatendimento eleitoral, no site do TSE.
É necessário preencher com atenção todos os campos obrigatórios do formulário, incluindo e-mail e telefone de contato. Os nomes do eleitor, do pai e da mãe devem ser escritos de forma completa, sem nenhuma abreviação.
A pessoa solicitante deverá, também, anexar cópia dos seguintes documentos:
- frente e verso de um documento oficial de identificação;
- comprovante de endereço (para solicitação de transferência, o documento deve comprovar o vínculo com o município há pelo menos três meses);
- fotografia do próprio rosto, em estilo selfie, ao lado do documento de identificação;
- para homens que solicitarem o primeiro título, no ano em que completam 19 anos, também é necessária imagem do certificado de quitação do serviço militar.
Quem já tem o título de eleitor deve consultar, antes de solicitar atendimento, se tem algum débito com a Justiça Eleitoral. Havendo pendências, basta fazer o pagamento da multa por boleto, PIX ou cartão de crédito.
Após o envio da solicitação, o eleitor pode acompanhar o processamento do seu pedido também pelo Autoatendimento eleitoral. E deve ficar atento ao e-mail e telefone, pois o cartório eleitoral poderá entrar em contato caso seja necessário corrigir ou complementar alguma informação ou documento.
O prazo para conclusão do atendimento vai depender do volume de pedidos recebidos pelo cartório responsável por cada município ou região. Quando o processamento for concluído, não será enviada via impressa do título para a casa da eleitora ou eleitor.
Os dados da inscrição, incluindo o local de votação, poderão ser consultados no site do TRE ou no aplicativo e-Título, que pode ser instalado gratuitamente no celular. O documento também pode ser impresso pelo próprio eleitor, usando a opção ‘Imprima seu título’, no Autoatendimento eleitoral.
Biometria
Somente se o eleitor solicitar atendimento on-line e ainda não tiver a biometria cadastrada é que ele precisará ir a um cartório eleitoral. Nesses casos, o Autoatendimento vai exibir uma mensagem informando que a pessoa terá um prazo de até 30 dias para ir a um cartório coletar a biometria. O atendimento só será concluído se o eleitor fizer o cadastramento biométrico.
Acesse o Autoatendimento eleitoral.
Ficou com alguma dúvida? Ligue para o Disque-Eleitor. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Telefones:
- 148
- (31) 2116-3600
Fonte: TRE-MG