Shein anuncia 100 mil empregos, nacionalização de 85% de seus produtos e acordos com empresas mineiras

Gigante asiática do e-commerce afirmou que, até o final de 2026, cerca de 85% das vendas no Brasil devem corresponder a fabricantes e vendedores locais. Empresa ainda fechou parceria com empresas de tecidos de MG

Guia Muriaé no WhatsApp

Duas grandes empresas anunciaram investimentos que vão abrir mais de 100 mil vagas de trabalho no Brasil. A montadora Toyota anunciou investimento de R$ 1,7 bilhão nas plantas de Sorocaba e Porto Feliz, ambas cidades no interior de São Paulo, abrindo 800 novas vagas. A empresa vai produzir um novo carro compacto, que será um híbrido flex para o mercado nacional e exportado do Brasil para 22 países.

Já a gigante chinesa do comércio eletrônico Sheing anunciou que 85% de seus produtos serão nacionalizados, a fim de produzir no Brasil os mesmos itens que comercializa em seu site. A previsão é de chegar a esse nível de produção e a criação de 100 mil postos de trabalho no Brasil, em quatro anos.

PUBLICIDADE

O compromisso foi assumido com o governo brasileiro durante encontro de acionistas da empresa com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes, nessa quinta-feira (20).

Além dos empregos e produção nacional, a companhia se comprometeu, também, a aderir a regras de conformidade e a seguir toda a legislação brasileira sobre comércio eletrônico, que veta a comercialização de produtos sem o pagamento dos impostos correspondentes, divulgou a Folha.

PUBLICIDADE

A reunião com Fernando Haddad foi a pedido dos acionistas depois que o governo brasileiro anunciou a taxação de produtos comprados de pessoas físicas. Empresas como Shein e outras já pagam impostos desde 1999. Mas a proposta do governo, mal interpretada, deu margens a fake News de que o consumidor pagaria mais caro nas compras feitas pelos sites de comércio eletrônico, fazendo com que ao governo desistisse de taxar as compras feitas entre pessoas físicas e decidir investir em maior rigor na fiscalização.

Ainda a reunião a Shein se comprometeu a aderir ao plano de conformidade da Receita Federal, para normalizar as relações com o Ministério da Fazenda, mas pede que as regras sejam as mesmas para as demais empresas internacionais de comércio eletrônico.

PUBLICIDADE

“Queremos investimentos estrangeiros, apreciamos o comércio eletrônico, mas queremos condições competitivas para que nós não prejudiquemos empregos no Brasil e as lojas do varejo nacional. Queremos que as pessoas tenham as mesmas condições. Vamos ter geração de emprego. Estamos no caminho que me parece o justo”, disse Haddad

Além da Shein, acionistas de empresas como a Shopee se reuniram com a equipe econômica.

PUBLICIDADE

Shein fecha parceria com empresas de tecidos de MG

A Shein ainda fechou parceria com duas companhias de tecidos de Minas Gerais. O acordo, firmado com a Coteminas e a Santanense, foi tornado público nesta quinta-feira (20), em fato relevante divulgado pela Springs Global, empresa controladora das fabricantes mineiras.

PUBLICIDADE

Segundo o documento publicado pela Springs Global, o memorando assinado com a Shein envolve o financiamento da varejista asiática para “reforço de capital de trabalho” das duas companhias brasileiras.

Inclui ainda contratos para exportação de “produtos para o lar” e esforços para que 2 mil dos confeccionistas das empresas brasileiras passem a ser fornecedores da asiática “para atendimento do mercado local e regional”.

Fonte: CUT / G1

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://chat.whatsapp.com/KLaZbX65tfkKHAGhUolho2
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Receber notícias
[ X ] Não quero receber notícias
Clique na imagem para cadastrar seu WhatsApp gratuitamente e ficar bem informado!