Veja como checar se seu FGTS está com os depósitos em dia; 5 milhões de trabalhadores podem ter saldo menor do que deveriam

Levantamento mostra que mais de 215 mil empresas estão inscritas na Dívida Ativa da União por não depositarem o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço

Guia Muriaé no WhatsApp

Um levantamento do Instituto Fundo de Garantia do Trabalhador (IFGT) revelou que mais de 215 mil empresas em todo o país estão inscritas na Dívida Ativa da União por não realizarem os depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O valor acumulado dessa dívida chega a R$ 45,8 bilhões, afetando diretamente cerca de 5 milhões de trabalhadores, que têm seus saldos de FGTS reduzidos.

De acordo com o presidente do IFGT, Mário Avelino, é fundamental que os trabalhadores estejam atentos e verifiquem regularmente se os depósitos estão sendo feitos corretamente. Ele destaca que muitos desconhecem essa obrigação legal dos empregadores e alerta para a necessidade de maior conscientização trabalhista.




“Falta educação trabalhista. Os trabalhadores precisam checar se o depósito está sendo realizado. A Caixa Econômica oferece o app Meu FGTS, que pode ser acessado a qualquer momento”, afirmou Avelino.

Ele reforça que, caso o depósito não esteja sendo realizado, o trabalhador deve cobrar a empresa e, se necessário, buscar os órgãos competentes. Após a rescisão do contrato, o trabalhador tem até dois anos para mover uma ação trabalhista, mas só poderá cobrar os últimos cinco anos de depósitos não feitos.




Como consultar o FGTS

O FGTS foi criado para garantir proteção ao trabalhador demitido sem justa causa, com a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. Todos os meses, o empregador deve depositar o equivalente a 8% do salário do funcionário em contas administradas pela Caixa Econômica Federal.

Para facilitar o acompanhamento, o trabalhador pode usar o aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS, que permite verificar os extratos, saques e outras informações. Outra opção é ativar o serviço de notificações via SMS, que envia informações mensais sobre os depósitos e o saldo atualizado a cada seis meses.




Correntistas da Caixa Econômica Federal também podem acessar o extrato do FGTS diretamente pelo Internet Banking. Caso enfrentem dificuldades com os canais digitais, é possível solicitar o extrato pessoalmente em uma agência da Caixa.

O que fazer se os depósitos não foram realizados?

Se o trabalhador identificar que os depósitos não estão sendo feitos, o primeiro passo é entrar em contato com o setor de recursos humanos ou financeiro da empresa. Persistindo o problema, o empregado pode denunciar a situação à Delegacia Regional do Trabalho (DRT), ao Ministério Público do Trabalho, à Superintendência Regional do Trabalho ou ao sindicato da categoria.




O IFGT está conduzindo uma pesquisa sobre o nível de conhecimento dos trabalhadores a respeito dos depósitos de FGTS, disponível até 30 de setembro no site www.fundodegarantia.org.br.

Fonte: Guia Muriaé, com informações do Jornal Extra




WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Receber notícias
Clique na imagem para cadastrar seu WhatsApp gratuitamente!