Voa, Brasil: programa de passagens aéreas por até R$ 200 vai priorizar aposentados

Segundo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, atraso para lançar iniciativa se deu devido à tragédia climática no Rio Grande do Sul

Guia Muriaé no WhatsApp

O programa Voa, Brasil, que promete oferecer passagens aéreas por até R$ 200, está passando por uma reformulação e deve ser lançado ainda em 2024, possivelmente no mês de julho. Após diversos adiamentos, a iniciativa, na sua primeira fase, deverá beneficiar principalmente aposentados.


Anunciado em março de 2023 pelo então ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, o Voa, Brasil visa proporcionar viagens aéreas a preços acessíveis. No entanto, mudanças na administração ministerial, com a substituição de França por Silvio Costa Filho em setembro de 2023, impactaram o andamento do programa. Desde então, o site oficial do ministério tem alertado os cidadãos sobre golpes, informando que o programa ainda não foi lançado.

Beneficiários e Condições

A proposta inicial do Voa, Brasil incluía tanto aposentados quanto estudantes do Programa Universidade Para Todos (Prouni). Contudo, na primeira fase de implementação, apenas aposentados serão contemplados. Para serem elegíveis, os interessados não devem ter viajado de avião nos últimos 12 meses, informação que será verificada por meio do cadastro no portal Gov.br.

Funcionamento do Programa

O programa não deverá onerar os cofres públicos, sendo viabilizado por uma parceria entre o governo e as companhias aéreas. A ideia é que os beneficiários ocupem assentos não vendidos nos voos, garantindo assim a utilização das vagas ociosas.

Motivos para os Adiamentos

Diversas datas de lançamento foram divulgadas pelo governo, incluindo abril e junho de 2024, mas até agora o programa não foi implementado. De acordo com Silvio Costa Filho, o adiamento se deve, em parte, à crise climática que afetou o Rio Grande do Sul, onde fortes chuvas e enchentes demandaram a atenção e recursos do governo.

Expectativas e Próximos Passos

O governo ainda não confirmou oficialmente a data de lançamento para julho de 2024, e detalhes sobre o que falta para a finalização do projeto não foram divulgados. No entanto, a expectativa é que, com os ajustes finais, o programa possa finalmente ser apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e lançado ao público ainda neste ano.

O espaço permanece aberto para futuras atualizações e esclarecimentos por parte do governo, enquanto a população aguarda ansiosa pela oportunidade de aproveitar passagens aéreas a preços reduzidos.

Fonte: Guia Muriaé, com informações do SBT

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Receber notícias
Clique na imagem para cadastrar seu WhatsApp gratuitamente!