Ações voltadas para pessoas em situação de rua são discutidas em Muriaé
Prefeitura e instituições de diversos segmentos da sociedade muriaeense se reuniram, na manhã da última quarta-feira (23), no Centro Administrativo, para discutir, de forma conjunta, ações voltadas para pessoas em situação de rua em Muriaé. O objetivo é oferecer atendimento mais ágil e de mais qualidade a este público, reduzindo o problema na cidade.
O encontro, organizado pela Prefeitura, contou com a presença das secretarias municipais de Desenvolvimento Social; Saúde; e Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais, além de representantes da Polícia Militar; Hospital São Paulo; Centro de Desenvolvimento Econômico, Social e Cultural de Muriaé e Região (Condesc); e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
A secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Giselle Braga, afirma que este é o início de um trabalho voltado para estas pessoas na cidade. “Este é o pontapé de ações que pretendemos realizar em prol deste público. Outras reuniões acontecerão, para que, de forma conjunta com outras instituições, possamos oferecer um tratamento melhor e mais eficiente a pessoas que estão vivendo nestas condições”, diz.
Prefeitura oferece atendimento especializado a pessoas em situação de rua
Segundo dados registrados durante o primeiro semestre deste ano, a cada mês, cerca de 110 pessoas utilizam algum serviço destinado à população em situação de rua em Muriaé. Para atender a este público, a Prefeitura oferece dois tipos de serviço: Proteção Social Especial de Média Complexidade (Centro POP e Abordagem Social) e Proteção Social Especial de Alta Complexidade (Casa Acolhedora).
O Centro POP realiza atividades voltadas para orientação individual e em grupo, com objetivo de contribuir para a autonomia de seus usuários. Articulado aos trabalhos realizados no Centro POP, o Serviço Especializado em Abordagem Social tem a finalidade de realizar buscas em Muriaé, com o intuito de identificar situações que envolvam violações de direitos. Já o Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e suas Famílias (Casa Acolhedora) desenvolve atividades com pessoas cujos vínculos familiares e comunitários foram rompidos, além de oferecer alimentação, passagens para outras cidades e acolhimento provisório a indivíduos e suas famílias em situação de rua por abandono, migração, falta de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de se autossustentar.
O prefeito Grego destaca o trabalho que a Administração está realizando para mudar o cenário social de Muriaé. “A Prefeitura disponibiliza serviços específicos para as pessoas em situação de rua. O objetivo é oferecer condições adequadas, com humanismo e respeito, para o atendimento. Além disso, queremos realizar mais ações e projetos, para que, assim, possamos construir um novo cenário social para quem mais precisa”, diz.
Fonte: PMM