Apagão atinge vários municípios atendidos pela Energisa
Um apagão atingiu a cidade de Muriaé e outros municípios atendidos pela Energisa na Zona da Mata nesta sexta-feira (7). Durante o apagão, puderam ser percebidos alguns “piques” de retorno da eletricidade.
Em relação aos piques de energia percebidos pelos clientes em alguns municípios da área de concessão da Energisa, a empresa esclarece que foram devidos a descargas atmosféricas que afetaram duas linhas de transmissão do sistema da Energisa, causando oscilações no fornecimento de energia elétrica.
Esta situação foi agravada devido a outra ocorrência grave registrada na madrugada de hoje, que levou à queima de um equipamento da subestação de Além Paraíba. O incidente causou interrupção no fornecimento de energia elétrica apenas para os clientes de Além Paraíba e afetou uma das linhas de transmissão que realiza o suprimento de energia para a região, que permaneceu atendida por outras fontes de suprimento. Equipes da Energisa estavam de prontidão e foram mobilizadas ainda na madrugada, para atender a ocorrência na linha de transmissão.
O sistema elétrico foi restabelecido em aproximadamente 30 minutos e encontra-se operando normalmente. Tratam-se de casos isolados que foram atendidos o mais rápido possível, garantindo segurança das equipes envolvidas.
Nas redes sociais, vários clientes da Energisa reclamaram do problema e afirmaram que tiveram eletrodomésticos e eletrônicos queimados em decorrência dos “piques” de energia.
Cidades afetadas pelo problema
Além Paraíba; Antônio Prado de Minas; Araponga; Argirita; Astolfo Dutra; Barão de Monte Alto; Cajuri; Canaã; Cataguases; Coimbra; Descoberto; Divinésia; Dona Euzébia; Ervália; Eugenópolis; Guarani; Guidoval; Guiricema; Itamarati de Minas; Laranjal; Leopoldina; Mercês; Miradouro; Miraí; Muriaé; Palma; Patrocínio de Muriaé; Paula Cândido; Pedra do Anta; Pedra Dourada; Pirapetinga; Piraúba; Recreio; Rio Novo; Rio Pomba; Rochedo de Minas; Rodeiro; Rosário da Limeira; Santana de Cataguases; Santo Antônio do Aventureiro; São Geraldo; São João Nepomuceno; São Miguel do Anta; São Sebastião da Vargem Alegre; Senador Firmino; Silveirânia; Tabuleiro; Tocantins; Ubá; Vieiras; Visconde do Rio Branco.
Fonte: Guia Muriaé, com informações da Energisa