Após ação de vândalos, Gruta da Pedra Santa volta a receber fieis
No último domingo, dia 29 de janeiro, aconteceu mais uma vez a celebração na Gruta da Pedra Santa, tradicional evento que já ocorre há mais de 100 anos. A missa deste domingo foi celebrada pelo padre Adilson, do bairro Dornelas. A celebração aconteceu após vândalos profanarem o local em outubro do ano passado.
Por ser uma atividade cultural tão antiga e tradicional – a primeira missa na Gruta aconteceu em 1904 -, a celebração recebeu o Título de Patrimônio Cultural de Muriaé e está registrada junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG).
A Gruta da Pedra Santa é um importante bem cultural e paisagístico de Muriaé e é inadmissível que vândalos queiram prejudicar as suas instalações, como aconteceu no final do ano passado. Sendo assim, o Departamento de Patrimônio Artístico e Cultural da Fundação de Cultura e Artes de Muriaé (FUNDARTE) estuda formas de proteção ao bem tombado.
Para chegar a Gruta da Pedra Santa
Seguindo pela BR 116, sentido Bahia, por aproximadamente 15 km, depois do trevo do distrito de Itamurí, ainda na BR 116, 200 metros depois da ponte da represa, virar à direita em estrada de chão rumo à comunidade do “Patrimônio dos Carneiros”. A partir da comunidade, seguir à direita por mais 1km e subir por estrada secundária à esquerda. Subindo por essa estrada de chão por mais 1800 metros, chega-se ao atrativo que fica à esquerda.
Fonte: FUNDARTE