Atendimento biométrico chega a Muriaé e municípios da região
Na última segunda-feira (6), Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) iniciou o o recadastramento biométrico ordinário (não obrigatório) em 84 municípios, entre eles Muriaé. Os eleitores desses municípios podem procurar os postos de atendimento da Justiça Eleitoral para terem seus dados biométricos coletados. Para fazer a biometria, o eleitor deve levar documento oficial com foto, comprovante de endereço recente e o título de eleitor (se tiver).
O procedimento de recadastramento biométrico envolve a coleta das impressões digitais de todos os dedos das mãos do eleitor, além da fotografia e da assinatura digitalizada. O objetivo é garantir a autenticidade do voto, já que no dia da eleição a identidade será confirmada por meio do reconhecimento da impressão digital pelo leitor biométrico da urna eletrônica, comparando-a com a digital recolhida pela Justiça Eleitoral. O procedimento também é importante para o cruzamento de dados do cadastro nacional de eleitores, já que não existe uma digital igual a outra.
Com o início do recadastramento biométrico ordinário nestes 84 municípios, Minas Gerais agora soma 303 cidades com biometria não obrigatória (confira quais são as cidades na página “A biometria em Minas”, aba “Atendimento biométrico ordinário”). Nessas cidades, o eleitor que procura a Justiça Eleitoral para algum procedimento – transferência, segunda via, atualização de dados ou regularização – é atendido por meio da coleta de seus dados biométricos. O eleitor que quiser também pode buscar o atendimento especificamente para cadastrar seus dados biométricos e votar com mais segurança nas Eleições 2018, por meio da confirmação de suas digitais e fotografia.
Além dos municípios com atendimento biométrico ordinário, ainda há os quatro que estão passando por revisão biométrica obrigatória – Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia – e mais 80 municípios que já possuem todo o eleitorado cadastrado por meio de biometria. No total, a biometria abrange o eleitorado de 387 municípios mineiros.
Municípios que iniciaram recadastramento biométrico ordinário em março/2017 por zona eleitoral:
007ª Além Paraíba
Além Paraíba
Santo Antônio do Aventureiro
Volta Grande
015ª Araçuaí
Araçuaí
Coronel Murta
Itinga
Padre Paraíso
Ponto dos Vo
lantes
Virgem da Lapa
050ª Brasília de Minas
Brasília de Minas
Campo Azul
Japonvar
Luislândia
Ponto Chique
Ubaí
052ª Brumadinho
Brumadinho
112ª Extrema
Extrema
Toledo
120ª Grão Mogol
Grão Mogol
Botumirim
Cristália
Josenópolis
121ª Guanhães
Guanhães
Dores de Guanhães
Senhora do Porto
141ª Ituiutaba
Ituiutaba
Gurinhatã
161ª Leopoldina
Leopoldina
Argirita
Recreio
180ª Monte Azul
Monte Azul
Gameleiras
Mato Verde
187ª Muriaé
Muriaé
Laranjal
Rosário da Limeira
196ª Novo Cruzeiro
Novo Cruzeiro
Caraí
Catuji
Itaipé
203ª Paracatu
Paracatu
213ª Pedra Azul
Pedra Azul
Águas Vermelhas
Cachoeir
a de Pajeú
Divisa Alegre
218ª Pirapora
Pirapora
Buritizeiro
Jequitaí
219ª Pitangui
Pitangui
Conceição do Pará
Leandro Ferreira
Maravilhas
Papagaios
223ª Pompéu
Pompéu
234ª Rio Casca
Rio Casca
Santo Antônio do Grama
São Pedro dos Ferros
281ª Varginha
Varginha
Carmo da Cachoeira
295ª Vazante
Vazante
Guarda-Mor
311ª Vespasiano
Vespasiano
São José da Lapa
284ª Visconde do Rio Branco
Visconde do Rio Branco
Guiricema
São Geraldo
Fonte: TRE-MG