Aterro Sanitário é tema de palestras no Unifaminas e IF Muriaé
O Aterro Sanitário municipal de Muriaé foi tema de palestras no Centro Universitário Unifaminas e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) – Campus Muriaé. Em ambas as instituições quem deu detalhes sobre o assunto foi o engenheiro civil, Darllan Vieira, do Departamento Municipal de Saneamento Urbano (DEMSUR), responsável pela gestão do Aterro.
No Unifaminas a palestra teve como público aproximadamente 100 acadêmicos de diversos períodos dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção. Já no IF Sudeste, Darllan Vieira ministrou para alunos do curso Técnico em Meio Ambiente, além de alguns professores do instituto.
Entre os assuntos abordados, os estudantes puderam aprender sobre questões técnicas que envolvem o complexo processo de planejamento, implantação e gerenciamento de um aterro sanitário, bem como da logística desenvolvida para o funcionamento da unidade.
Darllan falou também sobre diversas medidas que possibilitaram o expressivo avanço alcançado pelo Demsur em fiscalização da Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM), que elevou a nota do Aterro Sanitário de Muriaé, de 4.74 em 2018, para 8.43 em 2019.
Outro destaque foi a necessidade de conscientização de todos quanto à redução na geração de resíduos sólidos e à prática da coleta seletiva, como fator fundamental para aumentar a vida útil do aterro. Atualmente, Muriaé produz, em média, 70 toneladas de lixo por dia.
Serviços
Para tirar dúvidas e saber mais sobre os serviços de Coleta Seletiva, Cata Treco e demais atividades da Divisão de Limpeza Urbana, acesse o site http://www.demsur.com.br/ e selecione a aba Limpeza Urbana, ou ligue para a Central de Atendimento 24 horas, através do número 115.
Fonte: PMM