Barão que seria filho de Dom Pedro 1º teria morado em Muriaé, afirma historiador
O historiador Flavio Mateus dos Santos está pesquisando sobre um fazendeiro, que seria mais um dos filhos bastardos de Dom Pedro 1º e teria morado em Muriaé.
Anacleto Corrêa de Faria, nascido em 1819, foi nomeado Barão de Itaperuna justamente pelo primogênito Dom Pedro Pedro 2º. Segundo o historiador, Anacleto nasceu de uma relação do imperador com uma escrava e, por isso, teria sido transferido pela Corte à cidade de Muriaé e foi adotado por um comerciante.
Morto em 1903, o barão recebeu a condecoração e terras do império localizadas no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, em 1889, pouco antes da proclamação da República. Oficialmente, ele foi agraciado pela participação na Guerra do Paraguai (1864-1870).
A possibilidade de Anacleto ser filho de Dom Pedro 1º é considerada “bastante plausível” por especialistas em história do período. “Dom Pedro era um ‘coelho’, um homem de muitas mulheres”, afirma, aos risos, a historiadora Mary del Priore. “Só no Arquivo Nacional há registro de 40 filhos bastardos dele”. Ela aponta, no entanto, que o título também pode ter sido comprado.
A reportagem completa pode ser vista no site da Folha de São Paulo.
Fonte: Guia Muriaé