Bicho-preguiça chama a atenção no Horto Florestal de Muriaé
Um bicho-preguiça virou a sensação, na manhã deste domingo (12), no Horto Florestal de Muriaé. O horto estava cheio, devido a festa do Dia das Crianças, e vários visitantes pararam para observar o animal, que estava em uma árvore se alimentando.
Com suas garras longas, as preguiças chegam a se pendurar em galhos de árvores, com o dorso para baixo. Seu nome advém do metabolismo muito lento do seu organismo, responsável pelos seus movimentos extremamente lentos. É um animal de pelos longos, que vive na copa das árvores de florestas tropicais desde a América Central até o norte da Argentina. Na Mata Atlântica, o animal se alimenta dos frutos da Cecropia (a embaúba, conhecida, por isto, como árvore-da-preguiça).
Devido a seu habitat limitado à copa das árvores, e a seus hábitos alimentares especializados, a preguiça é muito afetada pela diminuição das florestas tropicais. Estima-se que venha a ser espécie ameaçada em futuro próximo. Atualmente, o principal predador desses animais é mesmo o homem, que as comercializa em feiras livres e nas margens de rodovias.
Fonte: Guia Muriaé, com informações da Wikipédia