Cães são envenenados no bairro Safira, em Muriaé
Em menos de dois meses, pelo menos cinco cães teriam sido vítimas de envenenamento por chumbinho (um poderoso produto tóxico, que é comercializado ilegalmente, e normalmente usado para matar ratos), no bairro Safira, em Muriaé. Quatro cães se salvaram, mas um filhote acabou morrendo.
A organização Pedido de Socorro Muriaé (PSM) compareceu à Delegacia de Polícia para registrar o caso e a suspeita deve ser ouvida em breve. Segundo a PSM, a suspeita já declarou que odeia os cães e inclusive já até deu entrada na Vigilância Sanitária para que os cães fossem retirados de uma casa de proteção na Rua Angelo Tomazini, porém sem sucesso. Foram encontrados no local pedaços de queijo lotados de chumbinho.
Crime
Envenenar animais é um crime previsto na Lei de Crimes Ambientais. Nesta Lei consta que, quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos é penalizado com detenção de 3 meses a um ano e multa. Mas se o acusado praticou um crime de menor gravidade (como é considerado o envenenamento de animais) e não cometeu delito nos últimos 5 anos, a Lei permite ao Juíz substituir a pena de detenção por multa revertida em bens como cestas básicas e cobertores ou prestação de serviços à comunidade.
Fonte: Guia Muriaé, com informações da Tribuna Animal