Carcaças de peixes são removidas do Rio Muriaé
A Prefeitura de Muriaé, através da autarquia Departamento Municipal de Saneamento Urbano (DEMSUR) e apoio das Secretarias de Saúde e de Meio Ambiente do município, Consórcio do Rio Muriaé, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Meio Ambiente, iniciaram na manhã desta terça-feira (21), a operação de retirada de carcaças de peixes do leito do Rio Muriaé.
A operação começou no Centro, segue rumo à Barra e só será concluída após percorrer os trechos da área urbana. Esta ação compreende também a retirada do lixo nas margens do rio e a análise da água para averiguar a causa da mortandade de peixes nesta região. Os peixes recolhidos estão sendo encaminhados para o Aterro sanitário de Muriaé. A análise do material recolhido tem uma previsão de entrega até o dia 24 deste mês.
Rodrigo Guarçoni, Diretor Geral do DEMSUR, falou da causa provável deste episódio e do pedido de análise da água. “Em um primeiro momento acreditamos ser a baixa oxigenação do rio, pois como todos sabem, estamos há muito tempo sem chuva, tanto que a cachoeira existente próximo ao bairro Marambaia, está praticamente sem água, o que faz represar o Rio Muriaé. Preventivamente pedimos análise de vários pontos do rio e ainda nas saídas por onde escoam alguns produtos, para de fato monitorarmos e termos condições de prestar os devidos esclarecimentos”, disse.
Fonte: DEMSUR