Casal de Muriaé é vítima de racismo em rede social
Um jovem casal de Muriaé foi recentemente alvo de comentários racistas em uma rede social.
D.M. publicou uma foto com seu namorado, L.F., no Facebook e logo surgiram vários comentários racistas. Em uma das mensagens, um individuo identificado como “Capivara Vuadora”, supostamente um perfil fake (falso), pergunta “aonde o rapaz teria comprado a escrava”. Em outra postagem, um individuo chamado Guilherme Ramos diz que “o casal parece que está na senzala”. Ele diz ainda que na foto estão “um branco e uma negosa”.
A foto com o print screen dos comentários foi divulgada na fan page “Pretinho do Poder” e está com quase 20 mil compartilhamentos, além de mais de 30 mil comentários.
Como a foto supostamente foi publicada em modo “público”, e levando em consideração uma possível configuração do perfil da vítima, qualquer pessoa poderia comentar na imagem, mesmo aquelas com que ela não tenha vínculo de amizade no Facebook.
Após toda a repercussão, a vítima postou uma mensagem no seu perfil na rede social lamentando o fato. “Haverá racismo enquanto as pessoas não entenderem que por dentro somos todos iguais”, disse.
O caso poderá ser investigado pela Polícia Civil, desde que a vítima preste queixa.
Confira as mensagens racistas (clique na imagem para ampliar):
Racismo é crime
No Brasil, a divulgação do racismo, mesmo pela internet, trata-se de um crime, conforme é caracterizado pela legislação brasileira. A Constituição de 1988 tornou a prática do racismo crime sujeito à pena de prisão, inafiançável e imprescritível. A legislação brasileira já definia, desde 1951, com a Lei Afonso Arinos (lei 1 390/51), os primeiros conceitos de racismo, apesar de não classificar como crime e sim como contravenção penal (ato delituoso de menor gravidade que o crime).
Fonte: Guia Muriaé, com informações da Wikipédia
Ridículo! O pior racismo é a ignorância das pessoas que não sabe o que é o amor e o pior é que esses ignorantes que ainda não perceberam que somos um só, independente de ser negro, branco, moreno, rico, pobre, católico, umbandista, evangélico etc, emfim, somos todos irmãos queira ou não!
Me envergonho de pessoas idiotas como estes racistas, que ousam fazer comparações nas pessoas por conta da cor de pele que não define caráter, porém atitudes como essas sim dizem quem realmente merece ser excluído da sociedade!