Coleta seletiva é reestruturada em Muriaé
O ano de 2018 começou com o retorno da coleta seletiva em Muriaé, algo que já estava previsto e programado para essa data.
Depois de muitas reuniões de capacitação e desenvolvimento de projetos, o Departamento de Saneamento Urbano de Muriaé (DEMSUR), que já possui parceria com a ASMAN, firmou também parceria com a ASCAMAREM (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Muriaé) dando o primeiro passo para a revitalização do serviço na cidade.
Para ampliar a coleta seletiva e, consequentemente, a renda da ASCAMAREM, a autarquia disponibilizou a entrega de um caminhão de materiais recicláveis, por semana, à associação. Nesta primeira etapa, cerca de 20 bairros estão sendo atendidos pela coleta seletiva.
De acordo com Maria José, uma das voluntárias e responsável pela associação, nesse primeiro momento já estão sendo entregues cerca de 50 quilos de materiais recicláveis na associação, pela autarquia. Após a entrega, esse material é triado, prensado e vendido para atravessadores que revendem às empresas que utilizam esses produtos.
O projeto, além de contribuir com o meio ambiente e a vida útil do Aterro Sanitário de Muriaé, beneficiará mais de 10 famílias que tiram seu sustento recolhendo esses materiais na Ascamarem.
Com a volta da coleta seletiva e a parceria com a autarquia, a associação espera arrecadar cerca de 5 mil reais nessa primeira etapa, o que ajudará também a cobrir as despesas, que giram em torno de 3.700 reais, todos os meses.
Fonte: DEMSUR