Conferência da Juventude objetiva ampliar a qualidade de vida do jovem em Muriaé
A 3ª Conferência Municipal da Juventude realizada em Muriaé na última semana, dia 14 de agosto, determinou propostas importantes para desenvolver as políticas públicas para adolescentes e jovens do município. Realizada pela Prefeitura, Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, ela desenvolveu grupos de trabalho e debates com os temas Educação, Trabalho e Renda, Saúde, Diversidade e Cultura.
Umas das principais propostas a ser enviada para a conferência estadual diz respeito à Educação, ressaltando a necessidade de uma equipe multidisciplinar dentro do ambiente escolar – um psicólogo e um assistente social.
Outras indicadas também são de suma importância para a melhoria da qualidade de vida da juventude: a diversidade – criação do centro de Referência em Direitos Humanos no município; saúde – projetos que capacitem os profissionais de saúde a especificidades dos jovens; trabalho e renda – maior acessibilidade dos jovens para participarem dos cursos ofertados (que não seja somente em áreas centrais da cidade, mas também na zona rural); diversidade – criação de um Centro Cultural amplo que envolva diferentes tipos de atividades e linguagens artísticas.
O evento que reuniu o prefeito, Aloysio Aquino; o representante da Secretaria de Estado da Juventude, Warley de Freitas; o secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Muriaé, Vander Gonçalves; o superintendente da Regional de Ensino, Sandro Carrizo; o presidente do Conselho Municipal da Juventude, Wesley de Ferreira; o diretor do Conselho, Victor Hastenreiter e demais autoridades.
Para palestrar sobre “Políticas Públicas de Juventude e a Participação Juvenil”, esteve presente a psicóloga, Maira Ribeiro de Souza. Para falar sobre os “Desafios e Possibilidades do Grêmio Estudantil”, a convidada foi à professora Ana Lúcia Castro. O evento contou com a apresentação de importantes grupos culturais da cidade: Identidade das Ruas – Juventude Viva; Dionísia Urbana e Raça Mix.
Fonte: PMM