Conferência Regional de Assistência Social atraiu um grande público
Muriaé sediou, na última quinta-feira (1º), da Conferência Regional de Assistência Social, que abordou o tema “O Desafio da Regionalização na Consolidação do SUAS em Minas Gerais”. O evento, realizado no Teatro Zaccaria Marques, foi uma iniciativa do Conselho Estadual de Assistência Social e da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDESE), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Muriaé. Os objetivos principais da Conferência foram analisar a regionalização da proteção social especial e as participações dos usuários e dos trabalhadores do SUAS.
Compuseram a mesa de autoridades: o secretário estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão; a diretora da Regional da Sedese, Ana Maria Silveira Reis; o vice-prefeito de Muriaé, João Ciribelli; a secretária de Desenvolvimento Social de Muriaé, Cláudia Aquino; o conselheiro do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Ronaldo Gonçalves; a vice-prefeita de Miradouro, Gilcelene Mendes; e o vereador de Muriaé, Jair Abreu.
“Esta Conferência Regional de Assistência Social coloca diante de nós, mais uma vez, a possibilidade de articularmos a participação da cidadania na gestão pública, de maneira contundente, com o objetivo de planejar e executar políticas que respondam aos verdadeiros interesses sociais. É importante qualificar o direito à assistência para que possamos ampliar a rota da formação social no nosso município e na região, com ações garantidoras dos direitos de cidadania e da proteção social, na perspectiva da prevenção e superação das desigualdades e exclusão”, disse a secretária de Desenvolvimento Social de Muriaé, Cláudia Aquino, em seu pronunciamento.
Após os discursos das autoridades, houve três plenárias em grupo, foram apresentadas propostas e aprovadas pelos delegados presentes. Em seguida, aconteceu a eleição dos delegados que estarão presentes na Conferência Estadual, que irá acontecer em Belo Horizonte, entre os dias 26 e 29 de outubro.
Fonte: SDSM