DEMSUR dá dicas para separar corretamente o lixo e recilagem
O Departamento de Saneamento Urbano de Muriaé (DEMSUR) realiza campanha pela cidade dando orientações a população e a comerciantes quanto ao Programa da Coleta Seletiva, ensinando a como separar lixos “Secos e Molhados”.
Segundo o jornal Zero Hora, a correta separação do lixo seco e do orgânico é fundamental para o máximo aproveitamento dos resíduos recicláveis. O material reciclável não precisa ser segregado por tipo (alumínio, papelão, vidro, isopor). No entanto, o ideal é que, para evitar a inutilização dos papéis recicláveis, embalagens de plástico e latinhas de bebidas sejam limpas antes de colocadas na lixeira. Além disso, plásticos sujos de óleo, graxa ou solvente também deixam de ser recicláveis.
Com a participação e atitudes corretas da população quanto ao lixo que cada um gera, a cidade permanecerá mais limpa. Este projeto da Coleta Seletiva visa atender o comércio desta região uma vez que, a coleta seletiva ainda não foi implantada no centro da cidade o que não impede o comércio de separar o lixo que este produz, facilitando o trabalho da ASMAN ao receber o lixo selecionado.
Veja como é fácil identificar e separar:
- Secos: Papéis, papelões, plásticos, metais, vidros recicláveis
- Molhados: Vegetais, absorventes, cascas de frutas, restos de alimentos, fraudas descartáveis, papéis higiênicos e de cozinha
- Reduza: Evite o desperdício e consuma somente o necessário
- Reutilize: Reaproveite os materiais que, na maioria das vezes, são jogados no lixo
- Recicle: Utilize materiais como matéria-prima para a fabricação de novos produtos
Fonte: DEMSUR e Zero Hora