Dia das Crianças: Procon Muriaé dá dicas para comprar o brinquedo da criançada
O dia das crianças, comemorado no próximo sábado dia 12 de Outubro, é sempre uma data que aquece o comércio de vendas de produtos infantis. Entretanto, é importante estar atento a algumas dicas para não ter dor de cabeça após as compras e, principalmente, para não colocar em risco a segurança das crianças.
Confira algumas orientações e recomendações do PROCON de Muriaé para a hora da escolha dos presentes:
• Pesquisa de preço – tanto em estabelecimentos locais como quando for comprar pela internet. Deve ser levado em conta as condições para pagamento e se as promoções são realmente válidas. A vista tem desconto? Parcelamento é sem juros? Essas questões precisam ser analisadas antes de fechar qualquer negócio.
• Troca e garantia – É importante que o consumidor se informe sobre a política de troca da loja, uma vez que elas não são obrigadas a trocar se o produto não tiver defeito. Já para as lojas virtuais o consumidor tem o prazo de 7 dias depois da entrega do produto para se arrepender, independente do motivo. Produtos que apresentarem defeito dentro da garantia, o fornecedor tem até 30 dias para reparar e entregar o produto em perfeitas condições de uso ou um novo caso não tenha como reparar o dano.
• Selo de Qualidade – Procure por brinquedos com o selo do Inmetro, que garante a qualidade e a segurando para as crianças. Quem for presentear deve sempre respeitar a faixa etária da criança e entender os cuidados que se deve ter com o produto. As embalagens devem conter: instruções de montagem e uso, número de peças, indicação da faixa etária, identificação do fabricante e advertências de eventuais riscos que possam apresentar a saúde da criança.
• Nota fiscal – Exija sempre a nota fiscal na hora da compra para que o consumidor possa garantir seus direitos em eventuais problemas.
O Procon de Muriaé recomenda que em caso de violação dos direitos, os consumidores devem procurar o estabelecimento para a solução do problema. Se a questão não for resolvida, o passo seguinte é procurar o Órgão, que está localizado na Av. Maestro Sansão, nº 400, sala 01, térreo, ou poderá pedir orientação através dos telefones (32) 3696-3414, (32) 3696-3365 ou (32) 3696-3366, tendo o horário de atendimento de segunda à sexta-feira, de 07:30h às 11:00h e das 13:00h às 16:30h. E-mail: [email protected].
Fonte: PMM