Dia Internacional da Mulher é comemorado em Muriaé
O Conselho Municipal de Direitos da Mulher, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a Prefeitura de Muriaé, realizou no último sábado (12), na Praça João Pinheiro, um evento em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.
O objetivo desta ação foi disseminar a importância da Mulher, nas diversas fases da vida, com orientações sobre os cuidados da saúde, o acesso igualitário ao mercado de trabalho, à proteção, incentivo à suas habilidades e o fomento à participação da população no Conselho Municipal da Mulher, espaço privilegiado de construção da política para mulheres no município.
Entre os parceiros presentes, destaca-se: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social através de orientações sociais diversas por meio de técnicos do CRAS e CREAS; a loja ‘O Boticário’ com demonstrações de produtos, maquiagem e incentivo à beleza; SESC Muriaé com apresentações de dança, pintura facial para crianças e orientações para saúde da mulher; SINE Muriaé com preenchimento de cadastro reserva de emprego e divulgações de vagas; Secretaria Municipal de Saúde através de orientações, distribuição de informativos e preservativos para ambos os sexos, aferição de pressão; Secretaria Municipal de Turismo com a Exposição de artesanato Mãos Que Criam; DROGASIL, ofertando teste de glicemia e demais orientações de uma farmacêutica; e a regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, através de assessoria direta e divulgação do evento.
De acordo com a presidente do Conselho da Mulher, Rosa de Fátima Dutra, a figura da mulher, passou a ser algo extremamente importante na sociedade atual. “Graças às lutas promovidas, a mulher vem conseguindo aumentar o seu espaço nas estruturas sociais. Mas ainda existem muitos desafios a serem enfrentados. É preciso combater a cultura machista na sociedade, melhorar o acesso das mulheres a postos de trabalho, promover melhores salários, efetivar o direito da mulher sobre o seu próprio corpo e sobre a sua liberdade individual, além de efetivar a proteção de mulheres ameaçadas em seus cotidianos. Trata-se de uma missão a ser concluída por toda a sociedade, tanto pelas mulheres quanto pelos homens”, destacou.
Data também é lembrada no CRAS dos bairros Aeroporto e Santa Terezinha
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros Aeroporto e Santa Terezinha promoveram várias atividades.
No bairro Aerporto, o CRAS promoveu um passeio para o grupo de idosas integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), às dependências da unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Muriaé. Na oportunidade, assistiram ao filme brasileiro “O Palhaço”, no Cine Sesc, que conta a história vivida pelo palhaço Benjamin e seu pai em um circo, durante os anos 70. Benjamin, sentia insatisfeito com a vida que levava e foi buscar algo novo, descobrindo que a verdadeira felicidade estava perto dele o tempo todo e que a sua missão era fazer as outras pessoas sorrirem. Ao final, as idosas disseram ter gostado do enredo e identificaram elementos importantes no filme.
Já no Santa Terezinha, o CRAS preparou um evento especial de comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Foi realizada uma grande confraternização para todas as mulheres atendidas pela unidade, que na ocasião, assistiram a um vídeo e participaram de um momento de reflexão. Em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) de Muriaé, houve ainda aula de alongamento e de brincadeiras interativas. A festa também teve por objetivo fortalecer o serviço, promover a integração entre as participantes e ressaltar sobre a importância da data.
Fonte: SDSM