Em meio a crise, setor de confecção em Muriaé muda estratégia para se manter no mercado
Em Muriaé, o setor de confecção sentiu os primeiros efeitos da crise há cinco anos. Mesmo indústrias já consolidadas vem desde então adotando estratégias para conseguir se manter no mercado. Em algumas indústrias, a concorrência com os produtos chineses começou a ser sentida de forma mais intensa no ano passado, o resultado foi uma retração de mais de 20%.
Os comerciantes, para atingir de maneira eficiente o consumidor, estão sempre a procura de novidades. Para enfrentar esse momento eles apostam em pesquisas de tecidos, modelos e estampas, como explica a designer Ana Carolina Carraro: “A pesquisa é feita através de sites das empresas concorrentes, empresas que estão mais na frente, empresas que, normalmente, lançam moda. E eu busco também blogs de moda, que trazem para a gente essa informação”.
Outra medida adotada pelo proprietário Carlos Magno de Oliveira para atrair os clientes é antecipar as novidades de mercado e lançar pelo menos 4 coleções por ano. “Quando você chega com um lançamento novo, a clientela tem uma facilidade maior de receber esta coleção”.
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Fonte: TV Integração