Equipe do Deop-MG visita locais que receberão obras contra enchentes em Muriaé
Representantes do Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop-MG) visitaram, na terça e quarta-feira (9 e 10), os locais onde acontecerão as obras de controle de cheias dos rios Muriaé e Preto. A equipe foi acompanhada pelo vice-prefeito João Ciribelli e pela secretária municipal de Obras, Miriam Facchini, que forneceram informações sobre o projeto.
Considerada o marco zero do projeto, a região da ponte que liga os bairros Franco Suíço e Santana foi o primeiro local a ser visitado pela equipe de trabalho, que passou ainda pelo bairro José Cirilo e observou, da Via Saúde, na BR-356, as ruas Oswaldo Cruz, Belisário e Capitão Felisberto, localizadas na Barra. De acordo com a diretora de Projetos e Custos do Deop-MG, Naélia Portugal Pires, a visita teve o objetivo de obter mais detalhes sobre os locais onde obras serão executadas. “As informações coletadas no local das intervenções ampliam o suporte técnico necessário para o bom andamento das atividades”, explica.
Vale lembrar que, no dia 13 de março, o diretor geral do órgão, Fernando Jannotti, reuniu-se com o prefeito Aloysio Aquino no Centro Administrativo. Na ocasião, Jannotti afirmou que a licitação para contratação da empresa que realizará as obras acontecerá ainda no primeiro semestre deste ano. “O processo está bem encaminhado e correndo dentro dos prazos”, informou na época, elogiando ainda a atuação da Prefeitura de Muriaé, que se antecipou ao processo e agilizou a realização de etapas. “Quem ganha com isso é a população”, disse.
O Governo de Minas Gerais aplicará R$300 milhões para a realização das obras de contenção de enchentes na cidade – o equivalente a 37,88% dos R$792 milhões que serão investidos em todo o estado. “O montante destinado a Muriaé é, provavelmente, o maior já concedido pelo governo para intervenções em um município do interior mineiro”, informa Jannotti. O projeto das intervenções prevê que sejam executadas ações como o desmonte racional de corredeiras, a construção de barragens e avenidas sanitárias e a criação de áreas de espraimento das águas fluviais.
Fonte: Prefeitura de Muriaé
Não vejo a hora dessas obras começarem, contando os dias, precisamos que nossa cidade retome o crescimento urgente, já esperamos por isso desde que Muriaé existe, já estava mais que na hora de fazer essa intervenções!