Estacionamento rotativo volta a funcionar em julho em Muriaé
O decreto regulamentando a retomada da chamada “Área Azul” foi assinado na tarde desta quinta-feira (4), pelo prefeito Grego no Centro Administrativo. A ordem de serviço autorizando os trabalhos de sinalização, demarcação de vagas e informação aos motoristas também foi emitida.
A operação do Rotativo ficará a cargo da empresa Sinart, que já é responsável pela administração do Terminal Rodoviário de Muriaé. A Área Azul incluirá um total de 29 ruas e avenidas, todas localizadas no Centro ou na Barra, com o objetivo de otimizar o fluxo de estacionamento na região mais movimentada da cidade, especialmente durante o horário comercial. A relação completa de endereços está disponível no fim da matéria.
– A retomada do Rotativo é uma reivindicação antiga dos lojistas de Muriaé e que, com muita satisfação e sensação de dever cumprido, estamos concluindo. A partir do início do funcionamento, ficará mais fácil para que as pessoas que precisam ir a consultórios médicos, bancos ou ao comércio em geral consigam estacionar em local próximo – lembra o prefeito Grego.
As tarifas da Área Azul já estão definidas: R$ 1 para carros e R$ 0,50 para motos a cada 30 minutos de utilização. O tempo máximo permitido para os veículos permanecerem estacionados em uma mesma vaga será de três horas. A contratação poderá ser feita de forma eletrônica (através de aplicativo para celular) ou presencial (diretamente com funcionários da Sinart ou junto ao comércio).
A licitação para operação do Rotativo por empresa particular, vencida pela Sinart, foi realizada em 2014, ainda durante a gestão anterior. No entanto, as atividades nunca foram iniciadas, uma vez que Muriaé ainda não atendia a uma série de exigências para a realização desse tipo de serviço. A adequação só foi conseguida já na atual administração, após o cumprimento de quesitos como a filiação do município ao Sistema Nacional de Trânsito.
– O Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (Demuttran) e a Procuradoria trabalharam arduamente para resolver pendências e superar os obstáculos para atender a essa demanda. E o mais importante: dentro da legalidade, com transparência e segurança jurídica – destaca o prefeito de Muriaé.
Confira os endereços que farão parte da Área Azul a partir de 01/07:
Avenida Maestro Sansão (Centro)
Avenida Doutor Passos (Centro / Barra)
Avenida Coronel Monteiro de Castro (Barra)
Rua Benedito Valadares (Barra)
Rua Getúlio Vargas (Barra / Centro)
Avenida Constantino Pinto (Centro)
Rua Santa Rita (Centro)
Rua Coronel Domiciano (Centro)
Rua Afonso Canêdo (Centro)
Rua Dr. Alves Pequeno (Centro)
Rua Dr. Antônio Canêdo (Centro)
Rua São Pedro (Centro)
Rua Dr. Silveira Brum (Centro)
Praça João Pinheiro (Centro)
Rua Paschoal Bernardino (Centro)
Rua Coronel Adolfo Gusman (Centro)
Avenida Comendador Freitas (Centro)
Rua João Crisóstomo (Centro)
Rua Itamuri (Centro)
Rua Coronel Amador Pinheiro de Barros (Centro)
Rua Coronel Marciano Rodrigues (Centro)
Avenida Juscelino Kubitschek (Centro)
Rua Capitão José Justino (Centro)
Rua Barão do Monte Alto (Centro)
Rua Sebastião Abrantes (Centro)
Rua Dr. Olavo Tostes (Centro)
Praça Coronel Pacheco de Medeiros (Centro)
Rua Gabriel de Oliveira (Centro)
Rua Presidente Arthur Bernardes (Centro)
Fonte: PMM
Mais uma covardia do poder público. O cidadão não aguenta mais ser taxado em tudo. Já paga os IPVA, taxa, seguro, imposto sobre combustíveis. Isso e roubo.