Exploração de minério preoucupa moradores de Belisário
Os moradores do distrito de Belisário estão preoucupados com a exploração da região que é rica em bauxita. Diante da iminência da exploração, a Secretaria de Meio Ambiente de Muriaé promoveu, no dia 23 de junho, uma reunião no distrito que contou com a participação dos moradores e de representantes da Votorantim, empresa que tem interesse em explorar o minério da região.
Uma das preocupações dos moradores é a recuperação satisfatória das áreas mineradas. O gerente das Unidades da Votorantim na Zona da Mata, Christian Andrade, informou que a empresa tem trabalhado em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), para dar maior produtividade nos terrenos recuperados. Na ocasião, citou como exemplo a exploração na região de São Sebastião da Vargem Alegre, que retrata uma realidade mais atual da forma de minerar, onde a recomposição das pastagens permitiu maiores ganhos para o proprietário, e aumento na produtividade no plantio de café e eucalipto.
Outra preocupação dos moradores é quanto às nascentes, principalmente, depois da grave crise hídrica na região sudeste. O representante da Votarantim declarou que essas são sempre preservadas e que técnicas de drenagem são usadas para a contensão da água nos altos, evitando-se o carreamento de partículas sólidas para as partes baixas.
E uma das principais preocupações é em relação à possibilidade de uma mineração numa área de amortecimento do Parque Estadual Serra do Brigadeiro, o que seria contrário à legislação. A mineradora alegou que as licenças concedidas antecedem à data de criação do parque, o que também foi contestado.
Um novo debate deve ser marcado em breve.
Fonte: Guia Muriaé, com informações e foto de Cleber Paradela / Em Belisário