Fiscalização em supermercados de Muriaé encontra balanças com divergências nas pesagens

Guia Muriaé no WhatsApp

Esta semana, o Procon de Muriaé, juntamente com a Vigilância Sanitária e o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) – órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realizaram ação fiscalizatória integrada em supermercados do Município.

O objetivo foi atender a uma solicitação da 7ª Promotoria do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, consistente na verificação do cumprimento de normas previstas na Legislação consumerista e demais legislações aplicáveis.

PUBLICIDADE

A ação resultou em apreensão e descarte de diversos produtos vencidos e/ou impróprios para o consumo. Além disso, em dois supermercados, as áreas de manipulação encontravam-se em péssimo estado de higiene e limpeza, os quais foram interditados pela Vigilância Sanitária para que se adequassem e voltassem a produzir com segurança para o consumidor.

Pelo Ipem-MG, 84 balanças foram averiguadas, sendo que, três balanças apresentaram divergências nas pesagens, razão pela qual foram lavradas as respectivas notificações para que os estabelecimentos procedam o devido reparo. Além disso, foram realizadas 6 fiscalizações da venda do pão francês, conforme determina a Portaria Inmetro nº 181, de 21 de Abril de 2021.

PUBLICIDADE

Pelo Procon, em diligência aos supermercados, em cinco deles, foram encontradas divergências nos preços dos produtos entre as prateleiras, encarte e o valor apresentado no caixa, o que fere o disposto nos Arts. 6º, III e IV, 30, 35 e 37, todos do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Não bastasse isso, não foram encontrados os exemplares do CDC e a respectiva placa com a informação de sua existência no interior do estabelecimento, bem como não foram encontrados informativos acerca do endereço e telefone do Procon, sendo certo que tais práticas infringem o disposto no Art. 1º, da Lei Federal nº 12.291/10 e Art. 1º da Lei Estadual nº 11.823/95.

PUBLICIDADE

Em virtude disso, os supermercados em questão foram notificados para que, no prazo de 10 dias, realizem a adequação às normas legais, sob pena de lavratura do competente auto de infração.

Fonte: PMM

PUBLICIDADE

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://chat.whatsapp.com/Lcnq5cgWdqz9PXwAd0VEpP
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Receber notícias
Clique na imagem para cadastrar seu WhatsApp gratuitamente!